Dieta

Você já ouviu falar da dieta de 1200 calorias? Desvendamos ela para você

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Quem quer perder peso com saúde precisa ser adepto da dieta de 1200 calorias. Essa quantia é a mínima recomendada por dia para uma pessoa de peso saudável. Em 1200 calorias é possível encontrar uma ingestão nutricional adequada, sem ganho de peso.

dieta-de-1200-calorias

Modalidade de dieta ajuda a perder peso com alimentação diferente. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a dieta de 1200 calorias

Quando querem emagrecer, as pessoas normalmente vão ao nutricionista, e esse especialista monta uma dieta que supra as necessidades básicas diárias. Mas o cardápio normalmente é para poucos dias, uma semana no máximo.

É necessário que as pessoas que querem perder peso se acostumem a comer apenas essa quantia de calorias por dia. Uma reeducação alimentar é a melhor opção de emagrecer com saúde.

Para que a dieta de 1200 calorias funcione é necessário seguir algumas dicas. Por exemplo, se durante uma refeição você sentir fome, beba um copo d’água: isso vai saciar seu apetite por cerca de 40 minutos.

Outra dica importante é não pensar o tempo todo em comida. Ocupe sua mente com outras coisas, com o trabalho, um passeio, um filme. As pessoas possuem a tendência de envolver comida em todas as atividades, mude esse hábito.

A dieta de 1200 calorias é voltada para quem quer perder peso. É uma questão de lógica: se você consumir menos calorias do que o seu corpo gasta, consequentemente vai acabar emagrecendo. Praticar exercícios físicos juntamente com a dieta é um bom modo de acelerar esse processo, já que as atividades esportivas gastam energia – e calorias.

Mesmo sendo uma dieta de 1200 calorias por dia, é necessário de você tome alguns cuidados. Nunca pule refeições. Se você ficar muito tempo sem comer, na próxima refeição sua fome será muito maior e desse modo, você vai ingerir muito mais calorias.

Comer a cada três horas é o ideal, já que faz o metabolismo do corpo funcionar e queimar gordura. A dieta de 1200 calorias consiste em diminuir a quantidade de calorias ingeridas para emagrecer. Mas diminuir a quantidade de calorias não significa ficar sem comer.

Procure consumir alimentos que tenham menos calorias. Coma muitas frutas, verduras e legumes, que produzem saciedade no organismo e não são tão calóricos. Opte por carnes grelhadas e abra mão de frituras, isso também ajuda a diminuir a quantidade de calorias.

Dieta de 1200 calorias ao longo do dia

Divida as 1200 calorias ao longo do dia entre as principais refeições. O recomendado é que a divisão fique da seguinte forma:

Café da manhã: 300 calorias

Lanche da manhã: 100 calorias

Almoço: 400 calorias

Lanche da tarde: 200 calorias

Jantar: 200 calorias.

Um bom jeito de controlar as calorias ingeridas ao longo do dia é ter sempre com você um caderno. Faça uma espécie de diário alimentar e anote tudo o que consumir. No final do dia, some as calorias e terá noção do quanto está consumindo.

Outra dica é já ter uma dieta pronta, com alimentos que contenham os valores ideais de calorias dentro desse cardápio. Você pode conseguir isso consultando um nutricionista, que vai fazer um plano alimentar ideal para o seu tipo de corpo.