Dieta

Dieta do tipo sanguíneo: conheça os prós e contras

Por Redação Doutíssima 02/05/2015

A dieta do tipo sanguíneo é um regime alimentar que considera o seu tipo sanguíneo no planejamento de refeições e exercícios que você deve seguir. É uma rotina alimentar bastante criticada, já que não possui base científica que comprove sua eficácia.

Ela foi desenvolvida pelo físico naturopata Peter D’Adamo, ganhando notoriedade a partir da publicação de seu livro. Segundo o físico naturopata, cada tipo sanguíneo possui marcadores específicos que fazem as pessoas com esse tipo de sangue em específico reagirem melhor a determinados alimentos.

dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo não possui comprovação científica. Foto: iStock, Getty Images

Como a dieta do tipo sanguíneo funciona?

Quem segue a dieta do tipo sanguíneo crê no fato de que cada tipo de sangue contém certos marcadores químicos específicos, chamados de antígenos. Os antígenos seriam os responsáveis por comunicar ao sistema imunológico “o que é bom” e “o que é ruim”.

Assim, quando você ingere um alimento incompatível com os antígenos específicos do seu sangue, isso desencadearia um processo que culminaria no enfraquecimento do sistema imunológico e na maior possibilidade de contrair doenças.

No entanto, conforme um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, a dieta do tipo sanguíneo é ineficaz. Eles examinaram mais de 1.400 pessoas, a maior parte delas jovens e adultos saudáveis.

Foram coletadas informações sobre seus hábitos alimentares do dia a dia que, posteriormente, foram comparados com os alimentos indicados para a dieta do tipo sanguíneo. A conclusão foi de que a resposta de cada individuo à ingestão de determinados alimentos não possui a menor relação com o tipo sanguíneo, mas sim com sua habilidade de adaptar-se a uma dieta com vegetais ou baixa em carboidratos.

Posso ter benefícios?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a dieta do tipo sanguíneo não possui base científica. Portanto, não é recomendável segui-­la antes que sejam feitos estudos mais aprofundados.

No entanto, quem busca uma vantagem encontra na possibilidade livre de consumo de calorias. É que, para o seu funcionamento, basta comer os alimentos que são compatíveis e permitidos para o seu tipo sanguíneo.

O principal ponto negativo da dieta do tipo sanguíneo é, como dito acima, a falta de sua comprovação científica. Além disso, é complicado seguir a rotina que ela prega. Em uma mesma casa, por exemplo, é possível existirem pessoas com os mais diversos tipos sanguíneos, sendo inviável preparar uma refeição para toda a família.

Por outro lado, os alimentos de cada um dos tipos sanguíneos são bem restritos. Quem possui sangue do tipo O, por exemplo, é aconselhado a comer muita carne vermelha,­ algo potencialmente perigoso porque é capaz de elevar o colesterol. Quem possui sangue do tipo B e é intolerante à lactose também encontrará dificuldades, já que para esse tipo específico é aconselhado o consumo abundante de leite e seus derivados.

Quais os alimentos sugeridos na dieta do tipo sanguíneo?

Se mesmo com os alertas acima você deseja seguir a dieta do tipo sanguíneo, conheça abaixo quais os alimentos recomendados para cada tipo de sangue.

Tipo O

Carnes vermelhas, ou seja, muita proteína e pouco carboidrato. Alimentos como trigo e outros grãos devem ser evitados.

Tipo A

Devem virar vegetarianos, dando preferência a alimentos ricos em carboidratos e carentes de gordura.

Tipo B

São os que possuem a dieta mais variada, e os únicos que são aconselhados a consumir leite e seus derivados.

Tipo AB

Quem possui esse tipo de sangue deve seguir uma rotina vegetariana, embora seja permitido o consumo de alguns peixes e derivados do leite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!