[the_ad_group id="16401"]
Gravidez e Filhos

Saiba qual vitamina para gestante é indispensável

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Se você é gestante, em algum momento já deve ter se perguntado: será que há necessidade de a mulher, durante a gravidez, tomar suplemento vitamínico ou existe uma vitamina para gestante?

 

Inicialmente, é importante ter em mente que os suplementos que as gestantes tomam devem ser prescritos pelo médico obstetra, pois não são todas as grávidas que precisam ou que podem tomar esse tipo de suplemento durante a gestação.

 

Uma alimentação balanceada, saudável e rica em nutrientes deve ser regra na vida de todas as pessoas. Mas esses cuidados devem ser redobrados pela mulher grávida ou que está prestes a engravidar. A alimentação adequada irá influenciar no desenvolvimento do bebê. E uma das dúvidas que podem surgir é sobre a vitamina para gestante.

vitamina para gestante

O ácido fólico e o ferro são substâncias essenciais para as mulheres grávidas. Foto:iStock, Getty Images

Mais importante vitamina para gestante

O ácido fólico, ou a vitamina B9, é a mais importante vitamina para gestante, de acordo com especialistas holandeses do Centro Médico Erasmus. Eles concluíram, após um estudo de quase dez anos, que essa vitamina, recomendada pelos obstetras nos três primeiros meses de gravidez, pode diminuir a chance de complicações ligadas ao comportamento na infância.

Essa, que é uma vitamina para gestante tão importante, pode ser encontrada em suplementos que incluem outros tipos de vitamina da mesma forma, essenciais no desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.

Por que vitamina para gestante é fundamental?

Acompanhe, a seguir, a descrição e a importância das principais vitaminas que devem ser ingeridas pela gestante, alguns dos alimentos onde podem ser encontradas e por que elas são fundamentais no desenvolvimento da criança.

1. Ácido fólico

É importante tomar antes e durante a gravidez, atua na síntese normal de DNA e na replicação celular, além de diminuir o risco de bebê com defeitos no tubo neural. Encontrado em grãos integrais, vegetais, carne, leite e peixe.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o ácido fólico precisa ser suplementado, já que a alimentação não consegue suprir as necessidades de 400 mg por dia.

2. Ferro

Importante para a construção de hemoglobina, necessária para auxiliar o transporte do oxigênio no sangue tanto no corpo da mãe quanto do bebê.

O ferro é essencial especialmente nos últimos três meses da gestação, por isso a mãe precisa ter quantidade suficiente para ela e para seu filho. Essa vitamina também reduz o risco de parto prematuro. Encontrado em lentilha, feijão, fígado, agrião.

3. Cálcio

Fortalece os ossos e os dentes do bebê, além de atuar na promoção da saúde cardiovascular, desenvolvimento dos tecidos fetais e na capacidade de coagulação do sangue. Encontrado em leite, feijão, ameixa.

4. Vitamina D

É importante para ajudar o corpo a absorver cálcio e fósforo. Sua deficiência pode ocasionar retardo no crescimento e deformidades esqueléticas. É encontrada em peixes de carne gordurosa como o salmão, ovos, manteiga. Tomar banho de sol por 15 minutos sem uso de protetor solar é importante para sintetizar a vitamina D.

5. Zinco

Atua na produção, reparação e funcionamento do DNA, que é o mapa genético do corpo e componente básico de todas as células. Pode ser encontrado em castanhas, cereais, carne de vaca, peixe e frango, fígado, cereais, legumes.

6. Vitamina C

Essa é uma importante vitamina para gestante porque atua na reparação de tecidos, cicatrização de feridas e sobretudo crescimento ósseo e pele saudável, além de auxiliar o corpo a combater infecções e atuar como antioxidante.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]