Unhas

De encravada a quebradiça: aprenda sobre os tipos de unha

Por Redação Doutíssima 03/05/2015

As unhas são uma parte bastante sensível do nosso corpo. Isso você provavelmente já sabia. Mas o que pode surpreender você é que observar os tipos de unha e identificar os sinais de disfunções podem auxiliar no combate a doenças que acometem o corpo como um todo.

É mesmo verdade: ao observar as unhas, é importante verificar se o formato, a cor e a textura estão alterados. Cada alteração pode ser um sinal de lesões, doenças no local ou até mesmo doenças sistêmicas, como disfunções na tireoide e problemas cardíacos.

Conversamos com José Rogério Régis Júnior, coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia para entender melhor como identificar e quais os possíveis tratamentos para cada um dos tipos de unha. O primeiro passo é reconhecer que há algo fora do normal.

tipos-de-unha

Cuidar da saúde das unhas ajuda a prevenir doenças que afetam sua aparência. Foto: iStock, Getty Images

Problemas em diferentes tipos de unha

Unhas encravadas

Um dos tipos de unha que mais geram desconforto, a unha encravada tem como causa principal o corte errado. “As unhas precisam ser cortadas em formato reto”, explica José Rogério.

O uso de calçados fechados que apertam os dedos, principalmente os de salto alto, prejudica o formato da lâmina ungueal e pode causar o desconforto de uma unha encravada. “Um procedimento cirúrgico só é recomendado em casos graves”, indica.

O médico dermatologista explica que existem próteses que auxiliam a mudar o formato da lâmina ungueal, deixando-a mais plana e diminuindo as chances de problemas com unhas encravadas.

Unhas com alterações de textura

Unhas fibrosas, muito grossas ou muito finas também podem ser sinais de alerta. Segundo José Rogério, as alterações de relevo ou textura são indicações de infecção por micose (onicomicose), psoríase ungueal ou líquen plano.

A principal causa dos tipos de unha que se tornam quebradiças e finas é fraqueza. O uso excessivo de esmaltes, removedores abrasivos (como a acetona), o contato constante com a água e com produtos químicos e de limpeza enfraquece as lâminas. Uma dieta pobre em nutrientes também pode contribuir com o enfraquecimento das unhas.

Unhas manchadas

As manchas podem aparecer em conjunto com qualquer das outras alterações dos tipos de unha. Manchas esbranquiçadas podem representar deficiências vitamínicas ou pequenas lesões.

Manchas amareladas estão relacionadas às onicomicoses, psoríase ou líquen plano, geralmente junto a alterações de relevo.

Manchas escuras precisam de atenção. Elas podem ocorrer em razão de uma simples lesão ou podem ser um melanoma ungueal, um tipo de câncer muito agressivo.

Como tratar todos os tipos de unha

A opinião de um médico não deve ser dispensada ao identificar qualquer um dos problemas que causam alterações nas unhas. Cada um dos tipos de unha pode ter mais de uma interpretação e nem sempre é possível reconhecer as causas sem investigação.

Na maioria dos casos, é preciso fazer um exame de raspagem do material afetado para identificar a causa de alterações de cor, textura ou formato da lâmina ungueal.

Manter as unhas saudáveis ajuda a prevenir problemas locais e a alimentação tem um papel importante nisso. “A saúde das unhas tem menos chances de ser comprometida com uma dieta balanceada e não restritiva”, recomenda José Rogério.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!