Uma coisa que não pode faltar no enxoval são as roupas para bebê. Com tantas opções no mercado, porém, é difícil para a nova mamãe saber quais são as peças essenciais para o guarda-roupa da criança. Algumas delas facilitam, e muito, o dia a dia. Por isso, é preciso ter bastante cuidado na escolha. Vale conferir também questões como a lavagem e o armazenamento das peças.
Roupas para bebê: o que você realmente precisa
É difícil saber o que e quando parar de comprar roupas para bebê. Pode ser tentador levar para casa vários modelos, um mais lindo que o outro, mas os pais devem levar em conta que os pequenos crescem muito rápido e muitas vezes as peças nem serão usadas. Ter um enxoval básico é uma forma de realmente aproveitar tudo o que for comprado.
Existem alguns itens essenciais quando se trata de roupas para bebê que você pode ter antes do nascimento. Se você não sabe o sexo do seu bebê com antecedência, ou se você está pensando em ter mais filhos, investir em cores neutras é uma boa solução.
Confira dicas para escolher as roupas para bebê
Para ajudar você a montar o guarda-roupa de forma consciente, separamos algumas dicas de roupas para bebê que você precisa ter:
Calças
As calças devem ser de algodão suave para que o bebê consiga se mover com mais facilidade e também para não irritar a pele. Dê preferência às calças longas, mas se você vive em um clima quente é possível comprar modelos mais curtos. Como as meias dos bebês costumam cair com frequência, procure opções que já vêm com o pezinho.
Pijamas
Para dormir, o bebê deve vestir uma roupa adequada ao clima do lugar em que vive. Existem diversos tipos de materiais, desde o algodão fino até pano, flanela e lã. Da mesma forma que as calças, escolha modelos com o pezinho já acoplado, evitando assim que a criança fique com os pés descobertos durante a noite. Além disso, pijamas com botões são excelentes alternativas porque facilitam quando você eventualmente tiver que trocar as fraldas no meio da noite.
Toucas
Os bebês pequenos perdem bastante calor através da cabeça – que, nesse estágio da vida, é muito grande em proporção ao restante do corpo. Por isso, nos primeiros dias é importante proteger a cabeça para que a criança não sinta frio.
Luvas
Se você vive em lugar com clima frio, não esqueça de comprar luvas para proteger as mãos de sua criança.
Roupas elegantes
É natural que logo que seu bebê nasça, você receba muitas visitas e queira apresentar o novo membro da família a amigos e conhecidos. Por isso, compre umas duas ou três roupas mais elegantes, mas leve em conta a comodidade e proteção que ela oferece à criança.
Dicas para guardar e lavar
Lavar as roupas para bebê antes de usá-las é fundamental. Muitas roupas de bebê são pulverizadas com produtos químicos para terem sempre o aspecto de novas e sem dobras. A pele do bebê é sensível e absorve tudo o que toca e você não quer correr nenhum risco.
Além disso, use um sabão próprio para lavar roupas de bebê e ignore o amaciante de roupa, que pode irritar a pele da sua criança. Guarde as roupas do bebê em um lugar seco, longe de qualquer poeira e umidade.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!