Receitas

Receitas para o inverno: aprenda a preparar pratos quentes

Por Redação Doutíssima 28/07/2015

Na estação mais fria do ano, o paladar parece ficar ainda mais aguçado. Existem diversas receitas para o inverno, mas nem todas são saudáveis. Massas e pães, por exemplo, são ricos em carboidratos e, apesar de ajudarem a aquecer o corpo, podem trazer uns quilinhos indesejáveis.

 

Existem versões menos calóricas dos pratos procurados para o frio, como tapioca e fondues light. O inverno também é época de colheita de diversas frutas, como o morango, o abacaxi e a semente do pinhão. Conheça três receitas para o inverno e se aqueça com saúde.

receitas para o inverno

É possível preparar um fondue de chocolate menos calórico para aquecer o corpo no inverno. Foto: Shutterstock

 

Frutas e sementes nas receitas para o inverno

Saiba como aproveitar as frutas e sementes da época, como o morango, a banana, o kiwi, o abacaxi e o pinhão, para dar ainda mais sabor às suas receitas para o inverno.

 

1. Fondue light

 

Um prato muito popular nas temperaturas frias é o fondue. Apesar de poder ter como petiscos uma variedade de frutas, a base da receita é o chocolate derretido, o que pode tornar a refeição bastante calórica.

 

No entanto, uma receita adaptada permite aliar o sabor do doce com os benefícios do morango, do abacaxi e várias outras frutas.

 

Ingredientes:

 

– ½ pacote de pudim diet sabor chocolate

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– 2 colheres de sopa de creme de leite light

– 300 ml de leite desnatado

– Adoçante a gosto

 

Modo de preparo:

 

Junte o pudim, o cacau e o leite em uma panela. Misture e aqueça até que crie consistência. Tire a panela do fogo e coloque o creme de leite light. Adoce com adoçante.

 

Espete as frutas em palitos e mergulhe no creme de chocolate. Assim, você desfruta do sabor do fondue com menos calorias e muito mais benefícios à saúde.

 

2. Pinhão cozido

 

Típico do Sul do Brasil, o pinhão é uma alternativa saudável para os aperitivos e lanches. Rica em zinco, manganês, vitaminas e antioxidantes que previnem doenças e infecções, a semente é fonte de gorduras insaturadas, que melhoram o funcionamento cardíaco.

 

Além disso, as propriedades energéticas do alimento combatem a fadiga. Para não sair da linha, coma apenas 100g, duas ou três vezes na semana.

 

Ingredientes:

 

– 3 xícaras de chá de pinhão

– 5 xícaras de chá de água

– 2 colheres de sopa de sal

 

Lave e corte as pontas do pinhão e coloque-os numa panela de pressão com água e sal. Deixe no fogo até dar pressão e aguarde por 30 minutos. Desligue a panela e deixe que despressurize. Escorra e corte-os no sentido do comprimento.

 

Receitas para o inverno garantem energia ao corpo

Entre as receitas para o inverno, a tapioca é uma alternativa saudável e prática. Ela é feita da fécula de mandioca, raiz que tem seu consumo incentivado pela Organização das Nações Unidas em função dos seus benefícios à saúde.

 

Além da facilidade de preparo, a tapioca pode ser feita de forma cremosa e com recheios variados, que vão de frutas a queijos e carnes. Conheça uma receita de crepioca.

 

Ingredientes:

 

– 1 ovo

– 1 colher cheia de tapioca

– 1 colher de requeijão light

– 1 colher de água

– 1 pitada sal

 

Modo de preparo:

 

Bata todos os ingredientes com um garfo e despeje a massa em frigideira antiaderente. Deixe que doure e recheie como quiser. Para variar suas receitas para o inverno, dê preferência a alimentos saudáveis e sem gordura.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!