Pele

Saiba como escolher o sérum ideal para a sua pele

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Você sabe qual a função do sérum? Quem frequenta dermatologista, clínicas de estética, farmácias de manipulação e lojas de cosméticos com certeza já viu que existe esse tipo de produto. Com recomendações diversas de uso, conforme a fórmula, ele pode fazer parte da sua rotina de cuidados de beleza.

 

Quer saber mais sobre esse produto que pode fazer aquela diferença nos seus cuidados com a pele? Então confira tudo que você precisa saber sobre ele.

serum

Fluido concentrado pode ajudar a acelerar tratamentos de pele com cosméticos. Foto:iStock, Getty Images

Entenda o que é o sérum

Conversamos com a médica Mônica Linhares, dermatologista com mais de 15 anos de experiência e pós-graduada em medicina estética, diretora do Espaço Saúde Rio, no Rio de Janeiro, que esclareceu muitas dúvidas sobre que tipo de produto é o sérum.

“O sérum é um fluido altamente concentrado em princípios ativos específicos, de rápida ação sobre a pele. Ele é um veículo cosmético em que você pode usar concentrações maiores que as usuais”, afirma.

 

Ou seja, esse produto tem potencial de acelerar tratamentos por conter concentração maior dos princípios ativos recomendados para o tipo de cuidado que você procura.

A dermatologista ainda explica a diferença entre o sérum e outros produtos: “o creme é outro tipo de veículo, que pode ser usado para inúmeros ativos, mas que é indicado para peles mais secas e desidratadas; o óleo, em geral, tem propriedades cosméticas e é um tipo de veiculo também”, diz.

Sendo assim, há indicações de uso para cada tipo de veículo utilizado na composição de cosméticos de tratamento.

Como saber qual o sérum indicado para você

Segundo Mônica, ele pode ser utilizado em todos os tipos de pele. Além disso, cada composição do produto é indicada para determinado problema. Um exemplo é a Vitamina C com ácido ferúlico – utilizada para manchas na face e melasma; ou a Vitamina C 20% – usada para rejuvenescimento e clareamento da pele.

Saiba também que, segundo um estudo apresentado em 2004 no Annual Meeting of Dermatology, o sérum – sem adição de óleo ou cera – à base de vitamina C e vitamina E pode proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Os pesquisadores constataram que, assim, a pele fica protegida do envelhecimento e do aparecimento de câncer de pele.

No entanto, mesmo sabendo que tipo de imperfeição você quer tratar, é importante que o tipo de produto para o tratamento seja recomendado por um médico dermatologista. “Nós somos únicos, nenhum produto pode ser perfeito para duas pessoas diferentes. Tem que ser bem indicado”, ressalta a especialista.

Na hora de aplicar, a dermatologista recomenda a aplicação de pouca quantidade do produto, fazendo uma massagem na face enquanto o espalha com as mãos.

Ela também alerta para não usar o produto em áreas sensíveis como pálpebra, cantos da boca e do nariz, nem em regiões com lesões ou irritações.

Após consultar um especialista e saber quais as recomendações de um profissional para tratar as imperfeições da sua pele, basta encontrar a melhor maneira de encaixar esse produto na sua rotina.

Pergunte ao especialista como fazer isso e faça consultas regulares para acompanhamento dos resultados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!