Receitas

Aprenda a fazer broa de fubá para o café da tarde

Por Redação Doutíssima 07/05/2015

Nada melhor do que uma broa de fubá quentinha para compartilhar em um delicioso café da tarde com a família. Essa receita tradicional brasileira é uma delícia, fácil de fazer e, além disso, vem carregada com todos os benefícios do fubá. Que tal aprender a fazer e preparar um café preto para acompanhar essa maravilha?

 

Broa de fubá: uma receita do bem

A farinha de milho, mais conhecida como fubá, é feita pela moagem de grãos de milho. Ao contrário de farinha de trigo, a farinha de milho não contém glúten e, por isso, se constitui um ingrediente de cozimento seguro para aqueles que sofrem de doença celíaca ou intolerância ao glúten.

 

Além disso, contém fibra dietética, que ajuda a encher o estômago após uma refeição para sentir-se satisfeito, além de auxiliar a suavizar suas fezes para prevenir a constipação.

broa-de-fuba

Não deixe de provar todo o sabor dessa receita tradicional da culinária brasileira. Foto: iStock, Getty Images

Não bastassem esses benefícios, o fubá é boa fonte de muitos dos minerais e vitaminas que o nosso corpo necessita para permanecer saudável.

 

Uma porção de 100 gramas de farinha de milho contém 18 aminoácidos essenciais, 127 miligramas de magnésio, 241 miligramas de fósforo e 287 miligramas de potássio. É também uma boa fonte de tiamina, colina, niacina, ácido fólico e vitaminas B-6, A, E e K.

 

Receita de broa de fubá

Ingredientes:

– 500g de fubá

– 500g de farinha de trigo

– 150g de açúcar

– 60g de fermento biológico

– 150g de margarina

– 2 ovos

– 1 pitada de sal

– 3 gotas de essência de baunilha

– ½ litro de água ou o quanto baste.

 

Modo de preparo:

Primeiro, misture 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água e deixe a massa descansar por uns 15 minutos. Então, adicione os demais ingredientes e amasse até virar uma massa macia. Aguarde cerca de 20 minutos até que a massa cresça e, depois, corte-a em cinco pedaços iguais.

 

Agora, basta modelar, colocar em uma assadeira untada e pincelar as bolinhas com gemas e jogar um pouco de fubá por cima delas. Deixe que as broas cresçam o dobro, e leve para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura do forno 180°C.

 

Uma boa dica é que você pode fazer a substituição de alguns ingredientes e transformar a sua broa de fubá doce em salgada. Para isso, basta apenas substituir o açúcar e a baunilha por sal e temperos a gosto.

 

Origem da receita

Este pãozinho à base de farinha de milho, ou fubá, é feito tradicionalmente em Portugal, na Galícia e no Brasil. Com a chegada dos portugueses e dos africanos ao país, o uso do milho foi ampliado e, assim, os índios passaram a usar o fubá na culinária. Com isso, muitas receitas acabaram surgindo.

De acordo com antropólogos, a receita da broa de fubá chegou ao Brasil por imigrantes norte-americanos e o nome broa seria a adaptação de bread (pão em inglês), embora já em 1733 havia registros de uma receita de bolo de fubá.

 

No entanto, somente no século XIX, a broa de fubá começou a aparecer nas mesas dos senhores de engenho e, assim, passou a se tornar uma iguaria tradicional da culinária brasileira.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!