Gestante

Confira 3 conselhos para quem tem muito sono na gravidez

Por Redação Doutíssima 07/05/2015

Se você está no começo da gestação e passa muito tempo sonolenta, fique tranquila: ter muito sono na gravidez é normal. Um dos primeiros sinais de gravidez é o excesso de sono. Muitas futuras mamães passam por isso, o dia inteiro é marcado por uma incontrolável vontade de se jogar na cama e apenas dormir.

 

Isso se explica pelo aumento nos níveis de progesterona, processo normal entre as gestantes. É esse hormônio o responsável pelo controle do ciclo reprodutivo. Em situações que poderiam ser vistas como normais, como um turno convencional de trabalho, para uma mulher grávida pode parecer que houve infinitas horas extras.

muito sono na gravidez

Mulheres podem sentir muito sono principalmente no primeiro trimestre da gestação. Foto: iStock, Getty Images

Muito sono de dia, nenhum sono à noite

Mas, enquanto ter muito sono na gravidez parece ser bom, por um lado, pois você vai imaginar que quando cair na cama dormirá feito um anjo, por outro existe um grande paradoxo. Durante o dia, você “cai” de sono. Mas, à noite, não conseguirá pregar o olho.

É um ciclo vicioso do qual as gestantes não podem fugir. A solução é descansar o máximo que puder e isso vale para aquela sonequinha durante a tarde. Não dispense nenhuma oportunidade de dormir durante o dia.

A gestação sobrecarrega demais a futura mamãe. Daí muito sono na gravidez, causado pelo aumento do níveis de progesterona, somado ao cansaço resultam em um quadro imenso de exaustão, uma das principais queixas das mulheres no começo da gestação, especialmente nos três primeiros meses de gravidez.

 

A duração desse quadro de muito sono na gravidez pode variar de uma mulher para outra. Mas, no geral, tende a ser mais intenso durante o primeiro trimestre da gestação, persistindo até o começo o segundo trimestre.

 

Além de tudo isso, é importante atentar para mais uma coisa: horas dormidas. Um estudo realizado na Universidade de Washington, Estados Unidos, relacionou a quantidade de horas dormidas pelas gestantes ao aparecimento de complicações como a pressão alta e a pré-eclâmpsia.

Segundo o estudo, as mulheres que dormiam menos de seis horas ou mais de dez por noite tinham mais chances de desenvolver as complicações. Para as gestantes, o ideal é dormir nove horas por noite.

Fim de muito sono na gravidez

Em meados do segundo trimestre da gestação, pode ocorrer algo como um reenergização da futura mamãe, que deve durar até o final do terceiro trimestre com o fim de muito sono na gravidez.

É nesse período que a maioria das grávidas aproveita para tomar a maioria das providências necessárias para a chegada do bebê. Mas, cuidado, não relaxe tanto agora.

O cansaço pode voltar quando você se aproximar do sétimo mês de gravidez, quando o nível de energia começa a cair novamente.

Dicas para muito sono na gravidez

Por tudo isso, aprenda a entender o que seu corpo pede e siga as três dicas abaixo.

1. Descanse

Diante do cansaço, procure um local para descansar, nem que seja por alguns instantes.

2. Desligue-se

Tente se desligar das coisas que a preocupam e pense unicamente em recarregar a bateria.

3. Alimente-se bem

Preste muita atenção à alimentação. O que você come interfere diretamente no seu estado geral. Assim, priorize um dieta saudável, rica em fibras, legumes e frutas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!