Dieta

Conheça 7 benefícios do brócolis

Por Redação Doutíssima 17/05/2015

Muitos são os benefícios do brócolis conhecidos. A lista é generosa e começa pela reputação de vegetal dos mais nutritivos. Da família do repolho, pode ser consumido cru, em saladas ou cozido e no vapor, em pratos diversos.

Fonte importante de vitamina C e fibras, também é rico em betacaroteno e proteína. Além disso, traz em sua composição minerais como o magnésio, o cálcio, o ferro e o zinco. Além disso, é um vegetal de baixas calorias, são apenas 35 em uma porção de 100 g. Vamos conhecer os benefícios do brócolis?

beneficios do brocolis

Consumo de brócolis pode regular pressão arterial e reduzir nível de colesterol. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do brócolis para a saúde

Separamos sete benefícios que esse alimento pode trazer para a sua vida. Conheça-os e insira o brócolos na sua alimentação.

1. Tumores

Substâncias do brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução de tumores, e outras que inibem o crescimento desses.

2. Pressão arterial

Entre os benefícios do brócolis, está a redução da pressão arterial, regulada pelo magnésio e cálcio presentes no vegetal. Ele contém ainda glucorafanina, responsável por aumentar as propriedades antioxidantes do corpo.

3. Coração

 

Os benefícios do brócolis também chegam ao coração. Ele é rico em fibras, que reduzem o nível de colesterol no organismo e sua propriedade anti-inflamatória diminui os danos ao revestimento dos vasos sanguíneos.

4. Envelhecimento

Pele e sistema imunológico também são favorecidos pelos benefícios do brócolis. Rico em vitamina C e antioxidantes, previne o envelhecimento, rugas e pigmentos na pele.

 

5. Olhos

Os carotenoides luteína e zeaxantina, encontrados em concentrações significativas no brócolis, são considerados muito importantes para a saúde dos olhos.

6. Digestão

Alta fonte de fibra dietética, o brócolis é um excelente alimento para a digestão. Nutrientes presentes no vegetal auxiliam na proteção da mucosa do estômago e impedem o crescimento de bactérias na parede do estômago.

Para você ter ideia, um estudo publicado no periódico Cancer Prevention Research constatou que o consumo de brócolis pode reduzir o nível do H. pylori no estômago. Essa bactéria afeta a mucosa do estômago e pode provocar úlceras, gastrites e, em casos graves, câncer gástrico.

7. Intelecto

Grande fonte de vitamina K, o brócolis também melhora a função cognitiva e a capacidade intelectual.

 

benefícios do brócolis

Benefícios do brócolis na mesa

Se você ficou interessado em incluir o brócolis nas refeições, saiba que você pode fazer isso de diversas formas. Confira cinco maneiras de consumir esse alimento.

1. Purê de brócolis

Cozinhe o brócolis no vapor por 20 minutos, amasse e adicione creme de leite e parmesão ralado. Sirva com vegetais crus e grelhados.

2. Salada de brócolis

Cozinhe o brócolis no vapor por 15 minutos. Depois de frio, acrescente grão de bico, tomate cereja, queijo branco, azeite de oliva e vinagre de vinho tinto.

3. Creme de brócolis

Refogue a cebola no azeite. Em seguida, junte o brócolis com caldo de galinha diluído em água (o suficiente para cobrir o vegetal), deixe cozinhar até ficar macio (cerca de 20 minutos) e depois bata no liquidificador.

4.  Omelete de brócolis

Cozinhe o brócolis no vapor por 15 minutos. Depois de pronto, refogue com alho em uma frigideira, adicione os ovos batidos e queijo parmesão.

5. Brócolis com frango

Coloque em uma frigideira, uma cebola picada, alho, bacon picadinho, pedaços de frangos cortados em tiras. Junte pimenta do reino e sal. Quando o frango estiver cozido, junte o brócolis e refogue por mais 10 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!