Para anunciar a chegada do bebê, um cartão de nascimento pode ser uma boa dica para compartilhar a alegria com os familiares e amigos. Isso porque o nascimento de um filho é um momento muito especial para as mamães e papais. Mas nem sempre as pessoas conseguem encontrar um modo significativo de fazer isso.
Aqui no Brasil, o costume é que os pais distribuam lembrancinhas ou anunciem o nascimento nos jornais locais. Mas o grande diferencial do cartão de nascimento é que ele representa uma forma mais charmosa e inovadora de espalhar a notícia entre os amigos e parentes. Isso sem falar que pode ser guardado por muito tempo.
Saiba por que investir em um cartão de nascimento
O cartão de nascimento possibilita que os pais invistam na criatividade. Uma dica bacana é tirar uma foto da criança e acrescentar detalhes como o peso, altura, hora e dia em que ela nasceu. No cartão, também é possível colocar desenhos de bichinhos e alguma frase bem significativa para a família.
Especialmente no caso de amigos ou parentes distantes, o cartão representa uma maneira expressiva e carregada de emoção para anunciar que o bebê nasceu.
Enviá-lo por e-mail é uma alternativa eficaz para garantir que as pessoas receberão a mensagem, mas não descarte a possibilidade de mandar uma cópia física por correio. Certamente, todos adorarão receber a lembrança.
Até porque, segundo uma recente pesquisa feita pela Avery, na Inglaterra, receber cartões físicos (como os de aniversário) é algo considerado especial por muitas pessoas, desbancando os e-mails, telefonemas e mensagens nas redes sociais.
O cartão é uma alternativa prática e relativamente barata de tornar o momento do nascimento inesquecível. Se você não tiver habilidade com programas de software para fazer o design em casa, é possível recorrer a uma gráfica para garantir que os cartões vão ficar exatamente da maneira como você quer. Há várias fontes e desenhos disponíveis.
Cartão de nascimento faz parte de outras culturas
As formas de se anunciar um nascimento podem variar. Não existe jeito certo ou errado. A família real da monarquia britânica, por exemplo, contou com o auxílio de um cerimonialista em frente ao hospital para anunciar o nascimento da Princesa Charlotte Elizabeth Diana.
Já nas famílias comuns, os hábitos são mais diversificados. De fato, os brasileiros não têm o costume de investir em cartões como forma de anunciar o nascimento. Mas saiba que, se você adotar essa ideia, estará reproduzindo uma prática que já é muito difundida em outras culturas.
Nos Estados Unidos e no Canadá, enviar um cartão de nascimento para anunciar a chegada de um bebê é algo bem comum. O hábito é reproduzido pela maioria das famílias.
O mesmo ocorre na Bélgica, onde apesar de haver múltiplas tradições culturais em diferentes regiões do país, enviar um cartão é uma prática que se repete em todos os locais. A tradição realmente é reproduzida pelas pessoas e todos os nascimentos são anunciados por meio do cartão personalizado.
Por aqui, o cartão de nascimento ainda é visto como uma alternativa inovadora. Mas, afinal, por que não incluir esse belo hábito também em nossa cultura?
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!