Para pessoas que querem ficar com o cabelo liso, a selagem térmica pode ser uma boa opção. Atualmente, há várias maneiras de garantir que as madeixas fiquem bem retinhas, mas a maioria acaba danificando os fios.
Procedimentos que fujam dos químicos podem ser uma solução para quem deseja os fios lisos. E esse anseio, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encaixa-se no perfil de muitas brasileiras – 45% das mulheres entrevistadas afirmaram que já passaram por algum tipo de método para alisar os cabelos.
O grande diferencial da selagem térmica é que ela alisa os fios, mas sem danificá-los. Ao contrário da progressiva, esse procedimento não afeta a fibra capilar, pois suas principais substâncias são o colágeno e o silicone. Através do calor da chapinha, a selagem nutre os fios e elimina o frizz.
Vantagens e desvantagens da selagem térmica
O propósito da selagem térmica é garantir fios mais lisos, através da reposição dos nutrientes naturais às mechas. Mas justamente por não conter químicos, a técnica não é a mais indicada para quem tem fios muito ondulados e encaracolados. Isso porque ela não vai garantir um alisamento perfeito, visto que é incapaz de alterar a estrutura do fio.
A duração do alisamento também deve ser levada em consideração. A selagem térmica permanece no cabelo por cerca de dois meses, enquanto a progressiva pode durar até seis meses nos fios. O procedimento da selagem, que deve ser realizado no salão de beleza, dura de duas a cinco horas.
Inicialmente, o cabeleireiro aplicará o produto de selagem fio a fio. Para fixar a queratina e moldar o visual, será utilizada a chapinha. Nesse caso, o calor não será prejudicial ao cabelo, pois a queratina vai proteger as madeixas. O resultado final é um cabelo liso e sem frizz.
A selagem é, portanto, a melhor alternativa para quem busca um cabelo com aspecto mais liso, mas não quer um resultado completamente definitivo. Os preços variam de R$ 60,00 a R$ 200,00, dependendo do salão.
Cuidados em relação à selagem térmica
Tomar certos cuidados ajuda a prolongar a selagem e garantir a saúde dos fios. É importante lembrar que os processos de coloração e tintura danificam o cabelo, por isso o ideal é fugir deles após o procedimento.
Além disso, a exposição ao sol, vento e cloro também contribuem para a degradação dos fios. Por isso, se quiser garantir um efeito liso e antifrizz duradouro após a selagem térmica, evite expor o cabelo a esses fatores. Também é importante moderar o uso da chapinha e babyliss, pois quanto mais você usar, mais eles vão desgastar a queratina.
Após a realização do tratamento, é fundamental escolher produtos de qualidade para manter o visual. Já estão disponíveis vários itens como shampoo, condicionador e máscara de uso diário que contêm componentes para prolongar os efeitos da selagem.
Se você não quiser recorrer ao salão de beleza para alisar aos fios, também existe a possibilidade de investir em um tratamento em casa. É claro que o resultado não será tão eficaz, mas aplicar uma máscara de hidratação antes do banho já pode ajudar a acabar com o frizz e garantir um efeito um pouco mais liso nos fios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!