Cabelos

Preparamos 5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Todo cabelo que passa por processos de descoloração, pintura ou outros tratamentos químicos, e até mesmo os naturais, precisa de cuidados com os fios. Aprender como cuidar de cabelos com selagem é importante para a conservação dos resultados, bem como a manutenção do cabelo hidratado e saudável.

Veja como cuidar de cabelos com selagem

Antes de saber como cuidar de cabelos com selagem, é preciso entender que a selagem é um tratamento que restaura os fios internamente e que fecha as suas cutículas com bastante vigor.

Efeito da selagem pode durar até três meses, a depender do número de lavagens. Foto: Shutterstock

Efeito da selagem pode durar até três meses, a depender do número de lavagens. Foto: Shutterstock

A selagem uma excelente alternativa que evita a intoxicação, alergia, sensibilidade e receios causados pelo uso de produtos mais agressivos para alisamento na escova progressiva. Ao invés dessa química forte, na selagem, são usados produtos com vários princípios ativos criados biotecnologicamente e bem menos agressivos ao cabelo. Ainda assim, é fundamental entender como cuidar de cabelos com selagem.

5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem

1. Uma boa dica de como cuidar de cabelos com selagem e ajudar na durabilidade do selante é usar na manutenção do dia a dia, o xampu diluído com água filtrada para diminuir a potência química sem tirar a capacidade de limpeza no cabelo. A quantidade de água deve ser a mesma do xampu na diluição.

2. Outro procedimento que auxilia a como cuidar de cabelos com selagem é adotar como hábito a hidratação no meio e nas pontas do cabelo, fazendo uma pausa de no máximo 20 minutos. Deve-se dispensar da hidratação a parte equivalente a quatro dedos da raiz e depois, para finalizar o processo, enxague bem os cabelos.

3. Recomenda-se evitar o cloro da piscina e o sal do mar que também diminui o desgaste da película protetora resultante da aplicação, portanto aumenta o tempo do belo efeito do tratamento de selagem.

4. Após a realização do tratamento, uma orientação fundamental e que ajuda a como cuidar de cabelos com selagem, é escolher produtos de qualidade e que possam manter o resultado desejado. Isso inclui xampus, condicionadores e máscaras de uso diário que acomodem longevidade e disciplina nos fios.

5. Outra questão a ser observada, é que, embora o correto seja fazer a selagem antes de descolorir ou fazer luzes nos cabelos, muita gente acaba deixando para depois. A própria selagem vai fechar as cutículas e nutrir os cabelos, no entanto, se você resolver fazer após o tratamento, é melhor esperar por cerca de dois dias, pelo menos. A partir daí, as cutículas já não estarão abertas e a tintura não vai se fixar nos fios.

Como prolongar os efeitos da selagem

Com relação à durabilidade do belo efeito da selagem, ele pode de até três meses, dependendo da quantidade de lavagens, já que a água e o xampu vão enfraquecendo com o tempo a camada protetora da selagem sob o cabelo.

Mais uma vez, se reforça a necessidade de aprender como cuidar de cabelos com selagem. Profissionais sugerem que seja feito o tratamento com três escovas selantes, com intervalo mensal para cada aplicação. Depois do trimestre de selagem térmica, a indicação é intercalar entre hidratações profundas e cauterizações.

Importante considerar ainda que os produtos profissionais não deve ser utilizados de forma caseira, dado o conhecimento especializado necessário que evita os danos indesejáveis ao cabelo e para que não se comprometa seriamente o visual e a saúde capilar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite


Sites parceiros