Beleza > Cabelos

Dicas ajudam a exibir cachos definidos e livres de frizz

Por Redação Doutíssima 19/11/2015

Se você tem cabelo cacheado, provavelmente uma de suas preocupações em relação à estética é como manter os fios bonitos o dia todo. Entre as mulheres, a dificuldade de conquistar cachos definidos e sem frizz é comum. No entanto, é possível deixá-los impecáveis adotando algumas medidas na rotina de beleza.

É importante ressaltar que os truques para conquistar os cachos dos sonhos vão desde a lavagem do cabelo à secagem. Você precisa dar uma atenção especial às madeixas: detalhes fazem toda a diferença.

cachos definidos istock getty images doutissima

Prefira temperatura morna ou fria ao lavar os fios para que os cachos não fiquem ressecados. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para ter cachos definidos

Para alcançar cachos definidos você precisa cuidar dos fios no banho. Utilize produtos específicos, principalmente porque o cabelo cacheado tende a ser mais ressecado, já que o formato dificulta a transferência da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo do comprimento, principalmente nas pontas.

Por isso, na hora da lavagem, o uso de condicionador é indispensável. Além disso, não lave o cabelo com água muito quente. Prefira temperaturas mornas ou frias para que os cachos não fiquem ressecados – isso contribuirá para uma modelagem perfeita.

Também aposte em hidratações periódicas, o que ajudará a manter os cabelos saudáveis e brilhosos. Quanto mais cacheadas forem as madeixas, maior será a necessidade de hidratá-las. Produtos com óleo de abacate ou manteiga de karité são boas opções.

Depois do banho, evite esfregar a toalha nos cabelos para não deformar os cachos ou criar frizz. Apenas tire a umidade sem bagunçar e, de preferência, use uma toalha de algodão para reduzir o atrito. Outra dica é nunca pentear as madeixas quando elas já estiverem secas: isso pode deixá-las armadas e sem definição.

Por isso, você deve pentear os cachos enquanto eles ainda estiverem úmidos com a ajuda dos dedos ou de um pente com dentes largos. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente. Evite usar secador, babyliss ou difusor. Entretanto, se achar necessário, não esqueça dos protetores térmicos antes do procedimento.

 

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Produtos que fazem a diferença

Invista em produtos de qualidade que auxiliem na busca por cachos definidos. Após a lavagem, os cremes sem enxágue ou reparadores de pontas são ótimas opções para manter os fios saudáveis e desembaraçados, além de controlar o frizz.

Se você tem um cacheado sem definição, a dica é apostar nos ativadores de cachos enquanto o cabelo estiver úmido. Dessa forma, será mais fácil controlar o volume e deixar as madeixas com um formato bacana. Produtos em gel, pomada ou mousse modeladores também são aliados.

Para quem tem problemas com frizz, o ideal é utilizar um leave-in que, além de reduzir esse aspecto, proporciona brilho às madeixas e ajuda na manutenção dos cachos.

 

Tendências para o verão 2016

Se você tem cabelos cacheados ou crespos, aposte nas tendências para o verão 2016 e arrase. Entre os cortes curtos, o chanel bob cut fará sucesso na estação mais quente do próximo ano. Para as mais ousadas, o pixie hair é uma opção que esbanja personalidade.

Para as mulheres que não abrem mão do cabelo longo, uma opção para ficar na moda é investir no repicado no comprimento, com o cuidado de deixar as pontas com leveza. Outra opção – que também vale para quem gosta dos curtos – são os cortes em camadas, que proporcionam movimento aos fios e prometem ser os queridinhos de 2016.

Agora, que tal se inspirar nas celebridades para arrasar com o cabelo cacheado? No Brasil, atrizes como Taís Araújo e Camila Pitanga já fizeram sucesso com os cachos definidos.

Outras referências são as cantoras Shakira e Rihanna, consideradas ícones de beleza. Entre inúmeras produções dessas musas, os fios em formato de molinha fizeram toda a diferença no visual.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!