Cabelos

Secar o cabelo: aprenda 4 truques para agilizar a técnica

Por Redação Doutíssima 24/10/2015

A prática de secar o cabelo é indispensável para dar um bom acabamento aos fios e modelar o penteado. Mas é preciso ter cuidado em relação ao manuseio do secador. A forma como ele é utilizado pode ajudar a valorizar o aspecto das madeixas ou resultar no efeito contrário, fazendo com que fiquem opacas e ressecadas.

O personal beauty Pietro Trindade explica que o equipamento é um importante agente para potencializar a boa aparência dos cabelos. “Desde que o  modelo escolhido seja adequado e utilizado com a força correta, considerando a estrutura do fio”, comenta. Por isso, o cuidado já começa na escolha do aparelho.

secar-o-cabelo-doutissima-istock-getty-images

Usar o secador em temperatura alta e velocidade baixa não agride os fios e agiliza a secagem. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas para secar o cabelo de forma prática

Segundo Pietro, é possível, sim, agilizar o processo de secagem dos cabelos. Mas há alguns truques bem pontuais para quem deseja fazer isso sem danificar a estrutura dos fios. Confira alguns deles:

1. Escolher o equipamento adequado

Alguns tipos de secadores de cabelo são mais adequados aos cabelos finos e alisados, enquanto outros servem para as madeixas 100% naturais. Pesquise e se informe bem antes de adquirir o equipamento.  

2. Use protetor térmico

Investir em um produto que sela os fios é fundamental para proteger a estrutura deles. Trindade recomenda o uso de um protetor térmico sempre antes da secagem. Ele também aconselha evitar o uso da escova quando o cabelo ainda estiver muito molhado. “Cuidado para não machucar as franjas na nascente frontal”, destaca.

3. Temperatura máxima, vento fraco

De acordo com Trindade, o grande truque para secar os cabelos de forma rápida, eficaz e segura é ajustar a temperatura e a velocidade do aparelho. “Use o calor no máximo. Mas atenção: o vento deve ser fraco. O problema que danifica os fios está no exagero do vento”, revela.

4. Bicos de plástico

Por fim, o profissional deixa uma última dica para quem deseja secar o cabelo de forma prática e pouco danosa: usar sempre bicos de plástico e nunca de metal.

Como reparar danos causados pelo secador?

O uso diário do secador de cabelos, invariavelmente, acaba contribuindo para o ressecamento dos fios. Assim como fatores externos de temperatura têm influência sobre o aspecto das madeixas, o mesmo ocorre devido ao uso dos equipamentos que modelam o penteado através do calor.

A boa notícia é que é possível reparar os danos gerais causados pelo secador. “O ideal é fazer isso no salão de beleza, contando com auxílio de um terapeuta capilar”, diz o expert. Para ele, há uma técnica em especial que pode ajudar a reconstruir as fibras do cabelo e melhorar seu aspecto no geral.

“Recomendo fazer uma vez por mês uma reposição com enxofres naturais de águas vulcânicas. A dose desse remédio ajuda a equilibrar todo o desgaste dos fios pela água que utilizamos no banho e por fatores como poluição e uma alimentação desequilibrada”, garante. Segundo Trindade, o tratamento no salão é indispensável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!