Remédios Caseiros

Descubra os benefícios medicinais da alfafa

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Cientificamente chamada de Medicago sativa, a alfafa pertence à família das leguminosas. Também conhecida como lucerna, ela lembra muito um trevo comprido que se divide em três partes. Suas folhas são verdes e suas flores possuem de tons arroxeados.

Por muito tempo seus benefícios nutricionais e curativos foram aproveitados somente pelo gado, que o recebia como comida. Aos poucos foi inserida no cotidiano das pessoas e hoje faz toda a diferença para aquelas que a saboreiam.

alfafa

Planta tem alto poder diurético e ajuda na manutenção dos rins. Foto: iStock, Getty Images

Propriedades da alfafa

Altamente nutritiva, a alfafa possui suas propriedades medicinais concentradas principalmente no seu broto, mas também nas suas folhas e flores. Possui as vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B, além dos ácidos fenólico e fólico que eliminam o cansaço ao mesmo tempo em que fortalecem o sistema imunológico.

Ainda melhoram o fluxo sanguíneo, controlam os níveis de glicose e pressão arterial. O ácido fenólico também impede a formação de coágulos sanguíneos. Sua ação diurética ajuda na limpeza do organismo e manutenção dos rins, evitando cálculos renais e outras inflamações. Já suas propriedades antioxidantes diminuem o nível de colesterol.

No tratamento de feridas deve ser usada em forma de compressa. No banho é considerada um ótimo enxaguante de cabelo. Para combater o mal hálito descasque e desfie a raiz da alfafa e use como escova de dentes natural.

O chá de alfafa deve ser preparado para o tratamento de raquitismo, anemias e qualquer deficiência de ferro no corpo. Suas proteínas agem como um potente fortificante caseiro. Ferva um broto em um litro de água durante cinco minutos. Depois coe e não adoce.

Beba o chá todos os dias em jejum para conseguir os efeitos desejados. Ele também funciona como um calmante natural.

Além de diminuir o estresse, ele impulsiona o desempenho das atividades físicas e mentais. Para isso prepare um suco com um punhado de alfafa, quatro folhas de alface e uma cenoura sem casca ralada.

Bata tudo no liquidificador com um litro de água até obter uma mistura homogênea. Tome um copo todos os dias. Se quiser, ainda pode acrescentar um pouco de camomila ou alfazema na receita.

Na dieta, essa planta pode ser usada como alimento ou em forma de chá. Ela contém uma substância chamada saponina, que impede que o corpo absorva gordura, eliminando-a do organismo. O consumo da planta também equilibra o nível de ácido do corpo e seu efeito diurético evita o inchaço causado pela retenção de líquidos.

As proteínas ainda auxiliam na circulação sanguínea, evitando hemorragias e os carotenoides impedem o surgimento de doenças nos olhos. Também combate a doença causada pela falta de vitamina C no organismo, o escorbuto, má digestão, cistite, úlceras nervosas, reumatismo e artrite.

Contraindicações do uso da alfafa

A alfafa em broto é considerada uma planta muito segura e pode ser consumida por humanos e animais, trazendo benefícios a ambos. Porém a quantidade ingerida deve ser moderada, devido à presença de alcaloides. Já as folhas e flores da planta não apresentam nenhuma contraindicação ou efeito colateral.