Dica do Nutricionista

Faça suco de babosa em casa e tire proveito dos benefícios

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

Beldades como Isabeli Fontana e Beyoncé são adeptas ao suco de babosa. A planta, que possui propriedades e nutrientes, é conhecida por sua ação cicatrizante e regeneradora.

A aloe vera, popularmente chamada de babosa, é considerada por algumas pessoas como uma planta medicinal. A nutricionista Camila Monteiro explica que o vegetal é rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6 e B12, minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês, zinco e selênio.

O suco de babosa ainda contém em sua composição 18 aminoácidos essenciais e tem ação regeneradora, cicatrizante, revigorante, antioxidante, digestiva e desintoxicante. Todo esse mix de nutrientes, vitaminas e minerais ajudam no combate aos radicais livres, átomos capazes de danificar as células do corpo.

suco de babosa

A aloe vera, conhecida como babosa, é rica em vitaminas e minerais. Foto: iStock, Getty Images

 

Alerta da Anvisa para o suco de babosa

Em 2011 a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de bebidas e alimentos com aloe vera na fórmula. O órgão justifica a ação dizendo que não há estudos científicos que comprovem que a planta não causa danos à saúde.

Cosméticos e medicamentos fitoterápicos com ação cicatrizante que contém aloe vera na fórmula continuam sendo vendidos com autorização da Avisa, que proibiu apenas o suco de babosa e alimentos com o ingrediente.

Como fazer o suco de babosa em casa

Com a proibição dos produtos industrializados por parte da Anvisa, a opção para quem quer tomar suco de babosa é fazer tudo em casa. A nutricionista explica que há um conflito sobre a técnica caseira quanto ao modo de fazer.

“Bem próximo à casca encontra-se uma substância que deve ser tratada com cuidado porque, apesar de suas propriedades medicinais, apresenta também um valor tóxico”, explica Camila. A parte de cor amarelada da folha contém antraquinonas, substâncias prejudiciais à saúde.

Portanto, o suco de babosa produzido em casa deve ser feito sem a casca. Após quebrar uma folha da planta, deve-se fazer um talho na parte externa e remover essa parte.

Com uma colher, retire o gel contido no interior da folha e use somente essa substância para fazer o suco. Bata no liquidificador com água ou suco de frutas. Para adoçar, pode ser usado um pouco de mel. A bebida deve ser consumida na hora e não pode ser guardada, nem na geladeira.

A nutricionista Camila recomenda que se introduza o suco de babosa aos poucos na alimentação. “Por ter efeito laxante, comece com uma colher de sopa de babosa ao dia e gradativamente vá aumentando, podendo consumir até uma xícara por dia”.

Alternativas para o suco de babosa

Se fazer o suco de babosa diariamente não vai se encaixar na sua rotina mas ainda assim você quer agregar os benefícios da babosa para o organismo, existem outras opções. Cápsulas fitoterápicas podem trazer os nutrientes benéficos para a sua saúde de forma muito mais simples.

Antes de consumir qualquer tipo de medicamento, mesmo os com ingredientes naturais (como fitoterápicos), é preciso consultar um médico. Assim você se certifica que trará benefícios para a sua saúde e se mantém longe de substâncias que aumentam riscos de doenças.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!