Nutrição > Receitas

Aprenda a fazer um suco de agrião e aproveite seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/04/2015

Se o agrião é considerado um dos vegetais mais nutritivos, por que não acrescentar o suco de agrião na sua dieta? Saiba mais sobre as vantagens dessa bebida para a sua saúde e aprenda como preparar a receita.

O agrião é pouco calórico: em 100 gramas, há apenas 29 calorias. Mas os seus benefícios vão além. Entre eles, é possível destacar altos níveis de betacaroneto, que atuam como um antioxidante natural.

suco-de-agriao

Agrião protege contra os radicais livres e o seu suco é delicioso. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar o suco de agrião

Agora é a hora de aprender a preparar esse delicioso suco e desfrutar de todos os seus benefícios. Confira como fazer:

Ingredientes

– 2 tangerinas

– 1 colher de sopa de agrião

– 1 colher de mel

– 250 ml de água.

Modo de preparo

Pique a tangerina e a bata no liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Após esse processo o suco de agrião está pronto para ser consumido.

Razões para apostar no suco de agrião

Você sabia que consumir o suco de agrião ajuda a reduzir o risco de desenvolver câncer? É claro que, sozinha, a bebida não faz milagres, mas ela dá uma ajuda importante para se manter saudável e longe dessa doença tão terrível.

O que acontece é que enzimas encontradas no agrião estimulam ações que contribuem para a eliminação de células cancerígenas.

Ao falar de seus benefícios, também não se pode esquecer de mencionar que sua composição conta com vitaminas antioxidantes que agem contra o envelhecimento precoce.

Confira a seguir mais razões para beber o suco de agrião.

Rico em vitamina C

O suco de agrião é um excelente aliado contra infecções virais, pois apresenta níveis elevados de vitamina C. A bebida é alternativa para prevenir gripes e resfriados.

Rico em vitamina A

Essa vitamina é encontrada na forma betacaroneto que agem contra os radicais livres. Também é muito benéfica para a estrutura óssea do organismo.

Além de ser um potencial antioxidante, a vitamina A, traz benefícios para a visão noturna, prevenindo contra eventuais problemas oculares.

Rico em vitanamina B6

Esse componente ajuda na sensação de bem-estar, na concentração e previne a perda de memória.

Digestão

Especialistas recomendam o consumo de agrião para aquelas pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais. As enzimas digestivas encontradas nas folhas do agrião aceleram o processo digestivo.

Minerais

O vegetal também apresentar bons níveis de minerais entre eles enxofre, ferro e fósforo. Esses elementos, combinados aos altos níveis de vitamina C, fazem desse vegetal um aliado na prevenção e no tratamento da anemia.

Benefícios para a pele

O agrião ainda é benéfico para a pele ao ser ingerido ou até mesmo aplicado como loção. Ele ajuda na limpeza da pele e no enfrentamento da acne, por exemplo.

Como e onde comprar o agrião

Para acrescentar o suco de agrião na sua dieta, é necessário que você saiba que, na hora da compra, é preciso ficar atento ao aspecto das folhas desse vegetal. Elas devem estar firmes e com um tom de verde intenso. Evite folhas murchas e amareladas.

O agrião é encontrado em feiras e supermercados, sendo vendido fresco e em maços.

Ele pode ser consumido de outras formas, como em saladas verdes e lanches. Para desfrutar de todos esses benefícios, é necessário consumir 100 gramas do vegetal. E ele precisa estar no seu cardápio pelo menos duas vezes por semana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!