Academias nos Estados Unidos já oferecem aulas especializadas em emagrecimento com um acessório dos tempos da sua infância: o bambolê. Com a promessa de eliminar alguns quilos e formatar uma cinturinha de violão, os exercícios conquistaram até algumas famosas, como é o caso da apresentadora Kelly Osbourne.
Com um clima de brincadeira, objeto é utilizado para diversos exercícios como em uma aula de ginástica localizada ou zumba. A melhor parte é que além de estar contribuindo com a saúde, ao fazer uma aula dessa forma, você também estará se divertindo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que indivíduos entre 18 e 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividades moderadas a cada semana para a manutenção da saúde e do bem-estar. Esse ritmo de atividade também diminui as chances de doenças crônicas e depressão.
Benefícios do bambolê
Se você ficou interessada em participar desse tipo de exercício, conheça alguns benefícios proporcionados pela prática:
1. Musculatura trabalhada
Para fazer os exercícios, você vai precisar de muito jogo de cintura, o que vai trabalhar a musculatura local de todos os ângulos.
2. Consciência corporal
As aulas também exigem equilíbrio e coordenação motora para manter o bambolê em movimentos ao redor da cintura e movê-lo para onde você deseja.
3. Variedade de movimentos
Os exercícios podem ser muito variados, saindo do lugar comum da cintura. Fazer um circuito com o objeto é um ótimo aquecimento e ainda vai trabalhar sua resistência com a atividade aeróbica.
4. Braços e pernas
O bambolê também pode fazer seu trabalho giratório nas pernas e braços, tonificando e trabalhando cada uma dessas áreas separadamente. Ao fazer os exercícios para as pernas, seu abdômen também vai ser trabalhado para manter o equilíbrio e ajudar no esforço dos membros.
5. Atividade relaxante
O bambolê tem efeito relaxante, principalmente para quem sofre de tensões musculares nas costas. Ao fazer o movimento com a cintura, você está relaxando e lubrificando as articulações dos quadris e movimentando os músculos da lombar.
6. Movimentos corporais
Se você gosta de dançar, prepare-se para ficar mais solta. O trabalho nas costas, no quadril e no abdômen vão fazer de você uma dançarina mais versátil, e seus movimentos vão ficar muito mais suaves.
7. Resistência corporal
As aulas com o acessório trabalham sua resistência, seu fôlego, seu equilíbrio e sua musculatura. Por isso, esse tipo de atividade pode ser considerado um exercício completo.
Como se exercitar com o bambolê
Apesar de ter seus exercícios focados na região abdominal, é importante ressaltar que o corpo humano não é capaz de reduzir o acúmulo de gordura em uma parte focada do corpo.
Para haver perda de gordura em um local, é preciso perder no corpo como um todo. Exercícios aeróbicos estimulam o emagrecimento, queimando calorias em todo o organismo.
Se as academias perto de você não oferecem aulas focadas no uso do bambolê, você pode praticar algumas atividades em casa. Mas lembre-se que para praticar qualquer atividade física, é importante ter a orientação de um profissional de educação física ou um médico que possa garantir que você não terá problemas de saúde.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!