Esporte > Exercícios > Gestante

Não invente desculpas! Veja os 10 melhores exercícios para se exercitar durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Se exercitar durante a gravidez só vai trazer benefícios à sua saúde e bem estar. Os exercícios reduzem a inflamação ( como os tornozelos inchados), melhora a sua qualidade de sono e a digestão, reduz a prisão de ventre e a dos nas costas, aumenta a energia e humor, ajuda a aliviar a dor muscular, a manter o peso saudável e prepara os músculos para o estresse do parto.

É por isso que poucos 30 minutos diários de exercícios suave pode ser muito benéfico para as mulheres grávidas e para o bebê também. Veja abaixo 10 dicas de exercícios excelentes para se exercitar durante a gravidez.

exercitar durante a gravidez

 

Top 10 dicas para se exercitar durante a gravidez

 

1. Natação

A natação é uma das dicas mais terapêuticas e seguras para se exercitar durante a gravidez. Por quê? Devido ao efeito reduzido da gravidade na água, as mulheres grávidas podem tirar proveito de flutuar pata o exercícios cardiovascular. Portanto, tente algumas voltas na piscina em seu próprio ritmo, e desfrute da sensação de leveza na água que vai ajudar você a perder alguns quilos extra da gravidez.

 

2. Yoga

O yoga é outra ótima forma de exercícios para ajudar a alinhar o corpo e a mente. Ele não só treina o corpo através de alongamento suave, que melhora o tônus muscular, flexibilidade, e torna a movimentação muito mais fácil ( especialmente quando você está carregando uma pessoa na sua barriga). Um regime de yoga semanal também prepara a sua mente para o parto.

 

3. Caminhada

A caminhada é uma dica nobre para se exercitar durante a gravidez, andar estimula a circulação sanguínea, o que reduz a inflamação em articulações que suportam peso (como os joelhos e tornozelos inchados). Além disso, você não precisa de uma academia ou qualquer aparelho de ginástica para caminhar, apenas roupas confortáveis e um par de tênis de apoio. Andar a pé é uma ótima maneira de acabar com as gases, constipação e indigestão após uma refeição e vai ajudar você manter o seu peso saudável durante a gravidez.

 

4. Levantamento de peso

O treinamento com pesos para mulheres grávidas é perfeitamente seguro. Naturalmente, algumas restrições devem ser colocadas em prática quando estiver chegando a data tão esperada, e a quantidade de peso que você está levantando pode ser reduzida; enquanto as repetições podem ser aumentadas pata fortalecer os músculos e promover um treino cardiovascular também.

 

5. Zumba

Nada faz o seu coração bombear como a dança, e só porque você está grávida, não quer dizer que você deve abri mão da pista de dança completamente. Então entre no clima das músicas latinas e experimente a aula de Zumba para melhorar o humor. Só tenha calma nos movimentos assim que você vai avançando através da sua gravidez.

 

6.  Exercícios aeróbicos

Aulas de aeróbicas de baixo impacto são ideais para se exercitar durante a gravidez, você pode até encontrar aulas de aeróbicas personalizadas para futuras mamães nas academias. O baixo impacto cardio ajuda a fortalecer o seu coração e os músculos sem contar que a convivência com outras mulheres grávidas irá fornecer uma comunidade segura e de suporte para compartilhar experiências, dúvidas e medos.

 

7. Andar de bicicleta

Andar de bicicleta durante a gravidez também é uma ótima maneira de se exercitar. Tudo o que você precisa fazer é manter um ciclo lento para garantir uma boa circulação de sangue nas pernas. Enquanto pedala, levante os joelhos e coloque todo o seu peso para frente. Além disso, mantenha a respiração enquanto você pedala. Isto irá reforçar a sua volta e manter os joelhos e pernas fortes, além de reduzir a dor.

 

exercitar durante a gravidez

8. Flexões na parede

Este exercício ajuda a tonificar os músculos do braço durante a gravidez, bem como o fortalecimento das pernas e costas durante os seus dois primeiros trimestres. Tudo o que você precisa fazer é colocar a palma de suas mãos em uma parede e empurre para cima e para baixo. Certifique-se que suas costas está inclinada e o seu traseiro está alinhado com as suas costas para resultados eficazes.

 

9.  Aeróbicas na água

Fazer exercício aeróbio suave em uma piscina é extremamente vantajoso para as grávidas, você tem o benefício da flutuação  ( a leveza que alivia a pressão na articulações). Muitas aulas de ginástica na água evita saltos e se concentram em uma combinação de exercício cardiovascular para a resistência, levantamento de peso para desenvolver força e exercícios de alongamento para construir flexibilidade.

 

 

10. Pilates

Pilates é um exercício particularmente benéfico para as futuras mamães porque incide sobre os músculos do abdômen, assoalho pélvico e costas, através de movimentos suaves e controlados que suportam a postura, melhoram o equilíbrio e promovem a força de um núcleo estável. Devido ao excesso de estresse colocado nas costas, estômago e músculos do assoalho pélvico enquanto seu bebê cresce, o pilates pode ajudar na tensão e até mesmo ajudar a preparar o seu corpo para um parto mais suave.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Pilates, o melhor exercício para manter a forma

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

Pilates também é um esporte terapêutico

Relato de mãe: Encontrar o equilíbrio? Só se for fazendo Yoga!

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

7 dicas de alimentação saudável para mamães