Exercícios

Planilha de treino ajuda a melhorar o desempenho

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

Você sabe o que é uma planilha de treino? Este é um método utilizado por muitos corredores que é capaz de ajudar em várias outras atividades físicas, principalmente quando se está começando. Um dos principais benefícios pode ser visto na construção da resistência e também na redução da ocorrência de lesões.

 

Como funciona a planilha de treino

Quando uma atividade física é iniciada, ou você quer ir para o próximo estágio da sua modalidade, é preciso preparar o corpo aos poucos para um certo nível de exigência. Se você quer começar a correr, por exemplo, não é recomendado tentar correr muitos quilômetros, todos os dias, em um ritmo acelerado – mas sim ir crescendo aos poucos. Isso ocorre, principalmente, para evitar possíveis lesões.

 

O mesmo acontece quando é iniciado um treinamento de peso, onde um profissional organiza uma planilha de treino, com exercícios que vão aos poucos exigindo mais do seu corpo. Por isso, este tipo de planilha nada mais é do que uma forma de planejar a sua atividade física, fazendo com que aos poucos você possa atingir os seus objetivos.

planilha de treino

Uso de planilha de treino pode ajudar na prevenção de lesões durante a atividade. Foto: iStock, Getty Images

Você pode usar uma planilha de treino em qualquer atividade física que queira praticar. Usualmente, atletas de corrida, triathlon, ciclismo, natação, entre outros esportes, utilizam o método em seus treinamentos. Porém, é possível adotá-lo para qualquer tipo de atividade física.

 

Como conseguir uma planilha de treino

Existem muitos exemplos de planilhas na internet, baseadas em muitos objetivos. No caso da corrida, se o seu objetivo é começar a correr uma determinada distância, a planilha irá relatar quanto você deve correr, todos os dias, nas primeiras semanas, e qual o ritmo e o tempo de descanso – tanto nas semanas quanto nos meses seguintes.

 

No entanto, quando se trata de praticar uma atividade física com segurança, é sempre recomendável buscar um profissional de Educação Física para que ele possa montar uma planilha de treino para você, independente da modalidade e do seu objetivo. Isso porque ele irá levar em consideração o seu nível de condição física e os seus objetivos.

 

Além disso, é imprescindível seguir à risca as indicações da sua planilha, inclusive os dias de descanso. Isso porque, assim, é possível aumentar o seu nível de resistência aos poucos, e assim atingir as suas metas. Com esse hábito, ainda, você conseguirá reduzir consideravelmente o risco de lesões por excesso de esforço físico.

 

Planilha de treino no celular

Muitos aplicativos de celular podem ser uma boa forma de ter a sua planilha de treino acessível todo o tempo. Elas geralmente são desenvolvidas por profissionais especializados e são capazes de proporcionar um treino completo. Há para todos os gostos: seja para esportes específicos, seja um plano de atividades aeróbicas ou treinamento de fortalecimento muscular.

Para quem quer um app de corrida, uma boa opção são os conhecidos Nike Running e Runtastic. Outro serviço que pode ajudar a manter um plano de treino em seu celular é o Adidas myCoach, que organiza seus treinos e dá várias dicas de como atingir seus objetivos em diversas modalidades.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!