Especialidades

Facilitando a digestão: conheça nossas dicas para acelerar esse processo no seu organismo

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

O processo de digestão é de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. É neste momento que as partículas de alimentos são processadas e absorvidas pela corrente sanguínea, fortalecendo o nosso corpo. No entanto, existem diversos fatores que podem atrapalhar o processo digestivo, causando o excesso de gases, o inchaço, as náuseas, a constipação e a diarreia.

Contudo, é possível minimizar estes sintomas e melhorar a saúde digestiva, facilitando a digestão. Basta efetuar algumas mudanças na dieta alimentar e no estilo de vida para melhorar e acelerar o processo digestivo em seu organismo.

facilitando a digestão

Aumentar a ingestão de fibras acelera o metabolismo digestivo. Foto: Shutterstock

Como mais fibras, facilitando a digestão

Exagerou na comida? Dá próxima vez, procure se alimentar melhor, facilitando a digestão. Uma boa opção para isso é aumentar a ingestão de fibras, o que irá acelerar o metabolismo digestivo. Além de melhorar o funcionamento do intestino, as fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, que retardam a digestão.

Consuma alimentos como aveia, farelo de cereais, lentilha e feijão preto ou carioca, além de amendoim, noz ou noz pecã. Frutas ricas em fibras, como ameixa e damasco secos, uva passa, maçã e pera, também são muito indicadas.

Alimentos gordurosos devem ser reduzidos em sua dieta, pois o sistema digestivo tem dificuldade para processar este tipo de comida. Dê preferência para carnes magras, que são menos agressivas ao organismo, facilitando a digestão.

Além disto, substitua os laticínios integrais por versões desnatadas e semi-desnatadas. Procure inserir em sua dieta alimentos probióticos, pois estes ajudam a prevenir o excesso de gases, a diarreia e também outros problemas digestivos. Alimentos probióticos incluem iogurte, sopa de missô, chucrute e queijos moles.

Caso a sensação de inchaço no abdômen seja recorrente, o ideal é evitar o sódio, amidos e adoçantes artificiais, pois eles podem ser os causadores do problema. Também reduza o consumo de alimentos que contribuem para a produção de gases, como a maioria das variedades de feijão, repolho, brócolis e couve-flor. Refrigerantes também devem ser reduzidos. Além disto, procure comer mais devagar.

Mudança de comportamento

Beber pelo menos oito copos de água por dia ajuda o organismo a processar as fibras e eliminar toxinas, facilitando a digestão. A prática de exercícios físicos também traz importantes benefícios, assim como ajuda a emagrecer. Mas fique alerta: o excesso de peso pode colocar pressão sobre a parte abdominal, causando um problema na válvula entre o estômago e o esôfago.

Deixar de lado os maus hábitos alimentares também auxilia no processo digestivo. Caso tenha exagerado na comida e queira uma medida reativa, experimente ficar alguns dias sem consumir doces, álcool, cafeína e alimentos processados. Isto permitirá que o sistema digestivo recomponha seu equilíbrio natural.

Remédio natural

Optar pelo uso da medicina natural é uma boa alternativa para acelerar o metabolismo, facilitando a digestão. Uma destas opções é o consumo de alcaçuz, um suplemento fitoterápico usado para aliviar as cólicas estomacais e amenizar os sintomas de azia e refluxo.

O óleo de hortelã, em pequenas doses, pode aliviar dores de estômago e a sensação de inchaço. Tomar chá de camomila e suco de aloe vera é outra forma de contribuir naturalmente para uma melhor digestão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dez alimentos que ajudam na digestão

Problemas digestivos quando procurar um médico?

Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Saiba como se livrar da prisão de ventre

10 Dúvidas sobre a prisão de ventre

Prisão de ventre ou diarreia na gravidez: saiba como tratar estes problemas sem prejudicar o bebê