Especialidades

Aprenda em 7 dicas como usar camisinha feminina

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

A versão masculina é a mais comum, mas saber como usar camisinha feminina é importante. O assunto voltou à tona recentemente, já que o governo brasileiro zerou o imposto de importação do produto. Esse tipo de camisinha foi lançado no Brasil em 1997, mas muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o uso e a eficácia.

 

Os preservativos femininos são feitos de um plástico macio, chamado poliuretano. Eles são usados ​​dentro da vagina e evitam que o sêmen consiga chegar ao útero.

como usar camisinha feminina

A camisinha feminina é tão eficaz quanto a versão masculina na hora do sexo. Foto: iStock, Getty Images

 

Por que saber como usar camisinha feminina?

A versão feminina tem vantagens se comparada à masculina. É possível usar camisinha feminina algumas horas antes das relações sexuais, algo mais conveniente, já que é desnecessário interromper o ato sexual para colocá-la.

Além disso, ela dá proteção adicional contra DSTs – o anel externo cobre os genitais externos, e as mulheres têm autonomia sobre sua proteção.

 

No entanto, esse tipo de preservativo também tem suas desvantagens. Ele é mais caro que o masculino e algumas mulheres dizem que saber como usar camisinha feminina é desconfortável.

 

Mas se usada corretamente, a camisinha feminina é 95% eficaz como contraceptivo. Uma pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que a camisinha feminina é tão eficaz quanto o preservativo masculino como contraceptivo.

Foram investigadas 1.071 mulheres, das quais 344 mantiveram relações com preservativos masculinos, 482 com preservativos femininos, e 131 com ambos os tipos de camisinha. E a taxa de gravidez foi praticamente a mesma, independentemente do tipo de preservativo utilizado.

 

Além disso, ensaios de permeabilidade estabelecem que usar camisinha feminina é tão eficiente quanto usar a masculina para impedir a passagem de patógenos.

Isso sugere que o uso correto e consistente da camisinha feminina por mulheres HIV-negativo com parceiros HIV-positivo, em um quadro de duas relações sexuais por semana durante um ano, reduz as chances de contrair HIV em cerca de 90%.

 

Aprenda a usar camisinha feminina

Muitas mulheres têm dúvidas sobre como usar camisinha feminina. E para ter a proteção total desse método, é preciso utilizá-lo corretamente.

Lembre-se que é possível colocar o preservativo até oito horas antes da relação sexual. Siga esses passos e tenha certeza que você está bem protegida.

 

1. Posição confortável

Encontre uma posição confortável, por exemplo, deitada, sentada com os joelhos afastados, ou de pé, com um pé em uma cadeira.

 

2. Abra o pacote

Abra o pacote da camisinha feminina e remova o produto. Você vai ver que o preservativo é pré-lubrificado. Certifique-se de que o anel interno flexível está na extremidade fechada da camisinha.

 

3. Insira o anel

Aperte a metade inferior do anel interno entre o polegar, o indicador e o dedo médio. Isso deve facilitar a inserção. Com a outra mão, abra os lábios vaginais e insira o anel do preservativo feminino na vagina. Empurre para dentro.

 

4. Coloque o dedo no preservativo

Coloque o dedo dentro do preservativo feminino até que você sinta a parte inferior do anel interno. Empurre o anel para dentro da vagina.

 

5. Cuide do osso púbico

Você pode saber se ele está no lugar quando o anel interno passou do seu osso púbico. É possível senti-lo curvando o dedo alguns centímetros dentro de sua vagina.

 

6. Atente para o anel externo

 

O anel externo e uma pequena parte do preservativo feminino ficam fora da vagina. Isso é normal, então não se preocupe.

7. Remova a camisinha

Para removê-la, torça o anel externo para manter o sêmen no interior. Em seguida, puxe delicadamente. Descarte a camisinha feminina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!