Especialidades

Você conhece os sintomas da bursite no ombro? Saiba mais sobre a dos sintomas, causas e tratamentos

Por Mayara Pinheiro 09/04/2014

As famosas dores no ombro incomodam muita gente, mas nem todos dão a importância necessária ao tratamento. Saiba como identificar e tratar a bursite no ombro. 

bursite no ombro

Você tem várias bursas em seu ombro. As bursas são pequenas bolsa cheias de líquido que protege os tecidos ao redor das articulações. O conteúdo destas bursas é o líquido sinovial, uma substância de aspecto viscoso, com características de gel. As bursas contribuem para a proteção de choque e diminuem pressões e o atrito entre duas estruturas vizinhas (tendões, ligamentos e ossos).

Elas estão em muitas regiões do corpo, mas concentram-se próximas às articulações, nas áreas de contato entre tendões, entre tendões e ossos, ou entre a superfície do osso e a pele. No quadril, a bursa trocantérica (sobre o trocânter maior do fêmur) é uma das mais afetadas por inflamações. Sua bursa sub-acromial é a bursa que mais inflama na região do ombro, diferentemente da sua bursa sub-deltóidea que raramente ocorre o processo inflmatório.

Bursite sub-acromial é uma causa comum de dor no ombro, que geralmente está relacionada à síndrome do impacto de sua bursa entre os tendões do manguito rotador e osso (acrômio).

Quais são os sintomas de bursite no ombro?

bursite no ombro –  Início gradual dos sintomas do ombro ao longo de semanas ou meses;

– Dor na parte externa de seu ombro;

– A dor pode se espalhar para baixo seu braço em direção ao cotovelo ou pulso;

– Dor agravada quando se está deitado sobre o ombro afetado;

– Dor agravada quando se usa o braço acima da cabeça;

– Arco doloroso de movimento – entre 60 – 90 ° ao mover o braço para cima e para fora;

– Quando o braço ultrapassa o arco doloroso e fica acima de 90 ° ocorrerá alívio da dor;

– Dor no ombro com atividades como lavar o cabelo ou atividades ou tentar alcançar a prateleira alta no armário.

Como diagnosticar uma bursite?

bursite no ombroSeu fisioterapeuta será capaz de diferenciar a bursite do ombro de uma lesão do manguito rotador através de testes manuais. A ultra-sonografia é muitas vezes o teste mais útil para diagnosticar a bursite sub-acromial. Às vezes, ressonância magnética é necessária para confirmar o diagnóstico de uma bursite no ombro.

Bursite em torno do ombro pode ser causada por um trauma menor de repetição, tal como o uso excessivo da articulação do ombro e músculos, ou um trauma único mais importante, tais como uma queda. Em lesões tipo uso execessivo, a bursite é frequentemente associada com a tendinite (inflamação) dos tendões do manguito rotador.

Para evitar a bursite no ombro você precisa eliminar os fatores que podem causar uma bursite, como por exemplo se você usa excessivamente a articulação do ombro, o ideal é você diminuir estes movimentos. Fatores como postura, comprimento muscular, estabilidade do ombro e a força do manguito rotador precisam ser abordadas e podem ser otimizadas com exercícios específicos, prescrito por um fisioterapeuta.

Tratamento das bursites

bursite no ombroGeralmente o tratamento das bursites são a base do tratamento conservador, ou seja, o tratamento se baseia em: 

• Proteção do local afetado e mobilização;

• Eliminação dos fatores que podem estar causando a bursite;

• Uso de anti-inflamatórios e antibióticos;

• Fisioterapia.

A fisioterapia estabelece objetivos para cada fase do tratamento:

Na fase aguda, o paciente terá que interromper temporariamente as atividades que agravam os sintomas para o alívio da dor e para promover a cicatrização, que pode ser associada a crioterapia (gelo). O fisioterapeuta realizará movimentos passivos dentro do limite da dor.

Na fase subaguda, ocorrerá diminuição da dor e do edema, iniciará a movimentação ativa que pode se associado a exercícios de resistência com o intuito de reequilibrar a musculatura, melhorando assim, a qualidade de vida do paciente.

 

Saiba mais: 

Como fazer treino de ombro em casa

Dúvida: o que pode causar dor no ombro e braço esquerdo?

5 passos para evitar dor nas costas

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos

5 posturas para curar dor nas costas

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de disco? Tire suas dúvidas agora