Especialidades

Sente sono o dia todo? Entenda as causas, diagnóstico e tratamento da hipersonia

Por Redação Doutíssima 06/04/2014

hipersoniaA hipersonia é um distúrbio do sono que faz com que a pessoa possua dificuldades para se manter acordada durante o dia e tem sono em excesso. A quantidade de sono ideal é aquela que permite ao indivíduo de alcançar um nível adequado de vigilância e de bem-estar físico e mental no dia seguinte. A necessidade de sono é imperativa e não deve ser ignorada, porém o sono também é um comportamento passível de modificação em função das circunstâncias exteriores.

O tempo de sono varia de uma noite para a outra e não é um valor fixo. A média de sono nos adultos é de 8 horas por noite. No entanto, alguns adultos se contentam com 6 horas ou menos de sono sem prejuízos para o dia seguinte. As pessoas que costumam dormir pouco representam 2,5% da população total. Por outro lado, as pessoas que costumam dormir muito (igualmente cerca de 2,5%) só se sentem bem durante o dia após dormirem 10 horas ou mais, o que pode vir a ser inviável de acordo com os horários e das responsabilidades de cada um.

 

O que é hipersonia?

Hipersonia é o nome dado à condição onde se verifica um aumento de 3 a 4 horas do período normal em que o indivíduo dormiria. Apesar de ser mais incomum do que a insônia, a hipersonia é um sintoma de narcolepsia e pode indicar até mesmo a possibilidade de uma lesão cerebral.

 

Causas

Quando a sensação de sono em excesso ocorre durante apenas algumas noites ou dias após um período sem um sono tranquilo, pode não se tratar de hipersonia. Porém, se esta hipersonia se prolongar mais do que alguns dias, pode ser sintoma de um distúrbio psicológico como ansiedade ou depressão, ou indicar o uso abusivo de medicamentos para dormir.

A hipersonia pode também ser causada por um distúrbio psiquiátrico ou um problema neurológico como a encefalite, meningite ou até um tumor intracraniano.

 

Diagnóstico

Exames neurológicos podem revelar sinais de depressão ou de comprometimento da memória, por exemplo. A tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) são úteis para determinar o diagnóstico e tratamento que leva a este distúrbio do sono.

 

hipersonia

Tratamento

O tratamento da hipersonia deve ser focado nas causa do problema. Deve-se procurar a ajuda de um médico especialista em distúrbios do sono (medicina do sono) para realizar-se o correto diagnóstico e o subsequente tratamento ideal para cada caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Está difícil se manter acordado? Falta ânimo no seu dia? Saiba o que pode causar sono e falta de motivação

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Como tirar o sono durante o dia

Dormir o final de semana inteiro não repõe as horas de sono perdidas na semana

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono