Esporte

MMA: entenda os impactos físicos e benefícios da luta

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Nos últimos anos, surgiu uma nova febre quando se fala em lutas marciais: o MMA ou mixed martial arts. Um esporte que reúne diversas técnicas de artes marciais, e faz com que o lutador procure utilizá-las de maneira coordenada, buscando a eficiência para dominar o seu oponente. Mas será o MMA, com toda a intensidade de seus golpes, danoso à saúde?

MMA: violento, mas seguro

Por mais violento que seja para os leigos, o MMA tem muita técnica e preparação dos seus atletas, sendo assim, é um esporte seguro. Devido à profissionalização do esporte e o crescimento exponencial de fãs, alguns lutadores brasileiros vêm fazendo sucesso no país e no exterior, é o caso dos atletas Anderson Silva e Junior Cigano.

Luta parece violenta, mas pode trazer benefícios à saúde. Foto: Ehab Othman/Shutterstock.com

Luta parece violenta, mas pode trazer benefícios à saúde. Foto: Ehab Othman/Shutterstock.com

Com origem no antigo “Vale Tudo”, faz muita gente pensar que é a mesma coisa, mas não é. Não vale tudo no MMA, já que 32 regras foram desenvolvidas para que os confrontos sejam mais leais e menos prejudiciais aos lutadores.

MMA faz bem para o corpo e a mente

O MMA, por ser um esporte que envolve uma variedade de movimentos, também reflete em uma variedade de impactos físicos positivos, já que muitas áreas do corpo são condicionadas.

O lutador de MMA deve ser rápido e equilibrado, forte e resistente e, para isso, precisa suar a camisa. Conheça mais sobre os impactos que esta luta pode trazer em benefício da saúde em 5 fatos sobre o esporte:

1. Condicionamento físico com o MMA

Assim como todos os estilos de lutas, o MMA proporciona um melhor condicionamento físico de seus praticantes, pois estimula todas as qualidades físicas de uma forma integrada. Com isso, o lutador de MMA garante um corpo sempre bonito e equilibrado.

2. Emagrecimento com o MMA

Em uma aula de MMA estima-se que o gasto calórico fique em torno de 1.000 a 1.400 calorias. Isso se dá pois o MMA é uma atividade que envolve todo o corpo de uma forma intensa, garantindo a perda de peso.

3. Combate ao estresse com o MMA

Dizem que, quando se está estressado, se deve pescar, mas na verdade, outra opção é praticar MMA. O treinamento, assim como em outras artes marciais, possui como um de seus resultados a melhora significativa nos níveis de estresse. Não só porque o corpo está liberando energia através de socos e pontapés. Mas também pelo cérebro procurar combater esta situação desconfortável e o estresse através de substâncias na corrente sanguínea.

4. Autoconfiança com o MMA

A combinação do MMA também tem o poder de aumentar a autoconfiança do lutador. Isso porque a combinação de exercícios físicos e mentais libera serotonina, que faz com que haja a sensação de felicidade e confiança.

5. Autocontrole com o MMA

Por mais violento que o MMA possa parecer, ele tem em suas origens princípios orientais. Isso se dá pela união das técnicas de outras artes marciais e junto delas, alguns ideais que envolve em sua filosofia – o equilíbrio, o foco e assim, desenvolvendo o autocontrole.

MMA nas academias

Quem pensa que o MMA é só para atletas profissionais está enganado. O esporte já chegou às academias e vem conquistando várias pessoas devido aos seus benefícios para o corpo e para a mente.

O MMA, por ter em sua essência a mistura de artes marciais, como boxe, jiu-jítsu, karatê, judô, muay thai, entre outras, traz os impactos à saúde oriundos de cada um destes esportes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Skate para meninas: exercício e diversão garantidos

Gaste energia e lucre em disposição! Encontre um esporte que te agrade e movimente-se

Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

Quais esportes queimam mais calorias?

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

É de tirar o fôlego! Veja quais são as 40 mais belas fotos de esporte de 2013