Para a sorte dos intolerantes e alérgicos, já é possível consumir laticínios como o iogurte sem lactose sem problemas ou constrangimentos. Além de conter muitos benefícios, esse tipo de alimento é extremamente prático: pode ser ingerido no café da manhã ou em lanches, ou até mesmo para fazer receitas.
Iogurte sem lactose deve fazer parte do dia a dia
Assim como o iogurte comum, a versão sem lactose é uma ótima fonte de proteínas e minerais, como cálcio, e vitaminas do complexo B, explica a nutricionista Nadia Almeida de Souza. Segundo ela, esse alimento protege o organismo contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento de intestino e geralmente tem baixo teor ou nada de gordura.
Nadia explica que o iogurte sem lactose pode ser consumido sem preocupações por quem tem intolerância à essa proteína do leite sem a necessidade de ingestão de remédios.
Se ao ingerir qualquer tipo de laticínio comum você tem desconforto intestinal, gases e diarreia, isso pode significar que seu corpo não lida muito bem com esse ingrediente. Consulte um médico para fazer os testes necessários para identificar se o seu organismo é capaz de metabolizar a lactose.
Iogurte sem lactose feito em casa
Apesar dos supermercados já oferecerem uma grande variedade de diversos produtos para quem tem restrições alimentares, nem sempre é prático adquirir iogurte sem lactose. Geralmente eles possuem um preço muito mais elevado em relação às versões tradicionais.
Sendo assim, que tal aprender a fazer em casa uma receita de iogurte sem lactose? A nutricionista Nadia dá a receita:
Ingredientes:
1 litro de leite sem lactose
1 envelope de fermento lácteo (sem lactose)
Modo de preparo:
Ferva o leite, desligue e espere amornar. A temperatura correta para o preparo é a de 42°C. Para determinar o ponto sem um termômetro de cozinha, conte 10 segundos com a ponta o dedo imersa no leite. Deve estar bem quente, porém suportável.
Quando chegar a esse estágio, coloque em uma vasilha e misture o fermento lácteo ao leite. Mexa até dissolver bem. Depois tampe a vasilha, embrulhe em panos de pratos ou em bolsa térmica, e deixe descansar por oito horas em local fechado e protegido do frio. Não mexa na vasilha no período de descanso.
Se você tiver em casa uma iogurteira, basta despejar a mistura do leite em temperatura ambiente com o fermento lácteo, ligar a iogurteira e esperar o tempo necessário indicado pelo fabricante. Após o tempo de espera na iogurteira ou no método caseiro, coloque o produto na geladeira para ser consumido dentro dos próximos dias.
Uma dica: caso queira uma consistência mais firme, pode-se adicionar gelatina incolor assim que o produto caseiro estiver pronto. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem, e incorpore ao iogurte.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!