Dica do Nutricionista

Veja como tirar proveito dos polivitamínicos

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

Você já ouviu falar em polivitamínicos? Se você é vegetariano ou abre mão dos nutrientes das frutas, verduras e legumes, corta carboidratos ou tem qualquer outra restrição alimentar, os polivitamínicos podem lhe ajudar a repor os nutrientes que você não consome.

polivitaminicos

São indicados para quem tem restrições alimentares, mas somente com indicação médica. Foto: iStock, Getty Images

Mas só ter restrição alimentar não dá licença para sair comprando sem critérios. No Brasil, só compram esses suplementos alimentares aqueles que possuem um receituário médico. Isso porque, embora benéficos para o organismo, se tomados sem uma orientação podem prejudicar e muito a sua saúde.

Quem mais se beneficia dos polivitamínicos?

 

Tudo vai depender de cada caso. Como vimos, as pessoas que têm dietas restritivas são fortes candidatas ao uso de suplementos, porém muitas pessoas podem tirar proveito desse recurso. Por exemplo as mulheres que fazem uso de anticoncepcional.

Em geral, as que tomam pílulas têm como principal efeito colateral a deficiência de vitamina B6, o que justifica ficarem mais cansadas que as que não usam contraceptivos medicamentoso.

Se a mulher estiver grávida, ter no corpo mais nutrientes como zinco, cálcio e ômega 3 auxiliam no desenvolvimento do bebê.

Dúvidas quanto ao uso de polivitamínicos

 

Se a falta de vitaminas compromete seu organismo, o excesso faz o mesmo mal. A receita é para garantir que cada pessoa tenha a sua dose diária de vitaminas e minerais corretas para a sua rotina nutricional.

Porém, quando diante de uma avaliação, o médico diz “você precisa de polivitamínicos”, algumas dúvidas invadem a sua cabeça, afinal, muita gente que fala sobre suplementos nunca usou e só ouviu falar sobre.

Alguns dizem que fazem a pessoa ganhar peso de uma hora pra outra. Outros, que tem que se tomar muitos para repor algum nutriente e há quem diga que só depois de uma certa idade. Mas, será isso tudo mesmo?

Para ajudar a entender como funcionam os polivitamínicos vamos desmitificar o que está na boca do povo, caso você precise desse suplemento.

Os polivitamínicos engordam?

 

Não. Eles não engordam. Isso porque eles não têm calorias. Impossível promover aumento de peso. Agora, dependendo o tipo de suplemento que for recomendado, ele pode aumentar a fome. Isso acontece se você consumir, de maneira exagerada, os que tem vitaminas B1 e B2.

 

Se você estiver fazendo uso da maneira correta, sob orientação médica, não tem com o que se preocupar. Converse com o seu médico. Ele é a pessoa que vai ajudar a não ter efeitos colaterais sob o uso desses suplementos.

Posso tomar a qualquer hora?

 

Não, não pode. Como um remédio, precisa ter disciplina na hora de tomar o suplemento. Em geral é junto com as refeições, para se ter uma melhor absorção dos nutrientes, mas siga o que o médico recomendar.

Qualquer pessoa pode tomar?

 

Crianças, idosos, gestantes, todo mundo pode tomar suplementos. Já falamos muitas vezes na importância da avaliação médica mas não custa nada reforçar essa recomendação, principalmente nesses casos. Dar vitaminas para crianças porque “ela está muito magrinha”, por exemplo, além de equivocado, pode trazer consequência para o resto da vida.

Por isso, jamais tente atalhar o caminho do receituário médico para fazer uso de polivitamínicos utilizado por outras pessoas ou que tenha sobrado do tratamento de algum amigo ou parente. Lembre-se que a sua saúde é o maior bem que você possui. Cuide dela.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!