Exercícios

Aula de gap ajuda a deixar o corpo durinho para o verão

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

Sabe-se que para ter um corpo invejável no verão é essencial começar a trabalhá-lo ainda no inverno. Por isso, se você quer exibir um físico durinho ao usar biquínis, precisa experimentar a aula de gap (letras iniciais de glúteo, abdômen e pernas). Com foco em três principais grupos musculares, a atividade queima calorias e define essas partes do corpo como nenhuma outra.

 

O que é a aula de gap?

Quem ainda não conhece esse exercício não sabe o que está perdendo. Oferecida em academias por todo o Brasil, a aula de gap é uma atividade tanto aeróbica quanto muscular que foca em glúteos, abdômen e pernas. Com música alta, as batidas dão o ritmo da realização dos exercícios.

aula de gap

Aula que foca no trabalho de glúteo, abdômen e pernas promove definição corporal. Foto: iStock, Getty Images

Conhecida desde os anos 1990, a atividade se tornou uma opção das mulheres que não tinham tempo livre para malhar. Com os exercícios focados em três grupos musculares ao mesmo tempo, o gap facilita a vida de quem deseja malhar e manter o corpo em dia.

Mais ou menos como a ginástica localizada, essa aula é considerada uma atividade aeróbica por elevar os batimentos cardíacos através do esforço repetitivo, desenvolvendo a resistência respiratória.

Exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem busca perda de peso, já que estimulam o organismo a gastar as energias consumidas através da alimentação. Quando a ingestão calórica é menor do que a necessidade de combustível no corpo, acontece a queima da gordura armazenada.

Mas o gap não é apenas uma atividade para queimar calorias. Por trabalhar os músculos, principalmente glúteos, abdômen e pernas, promove definição e firmeza dessas áreas do corpo.

Como qualquer atividade física praticada com moderação, o gap traz benefícios para o organismo, além do gasto calórico e trabalho muscular.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para os riscos do sedentarismo e recomenda um mínimo de 30 minutos diários de exercícios durante a semana ou 150 minutos distribuídos em um total de sete dias.

Aula de gap é só para mulheres?

Apesar da aula de gap desenvolver o trabalho das três áreas que a mulherada mais quer ver durinhas, a aula não é exclusiva para mulheres. Homens que já trabalham outras partes do corpo na academia acabam fazendo essa atividade para diversificar as maneiras de se exercitar.

As aulas começam com um aquecimento, que prepara o corpo. Depois, agachamentos são praticamente uma lei na aula de gap, mas os exercícios não se resumem a isso.

Trabalho de glúteos em quatro apoios, flexão de quadril, flexão de joelho e abdominais variados também fazem parte do programa. A sessão encerra com um poderoso relaxamento.

As aulas, que costumam ter em torno de 50 minutos, são capazes de queimar aproximadamente 350 calorias. Com a prática, seu corpo também desenvolve a performance para outras atividades como corrida, dança, natação e mais.

Iniciantes nessa modalidade de exercício, principalmente quem não pratica nenhuma atividade física, precisam começar levemente. Aos poucos, o uso de caneleiras com peso ou outros acessórios que exigem maior trabalho muscular são introduzidos para os alunos, respeitando os limites de cada um.

É muito importante que a aula de gap seja conduzida por um profissional da área de educação física habilitado para essa atividade. Fazer os exercícios de maneira correta gera melhores resultados e evita o surgimento de lesões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!