Zen

Acro yoga é exercício em grupo trabalha força e equilíbrio. Conheça!

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

Uma mistura interessante entre acrobacias que parecem de circo e movimentos de yoga: esta é a acro yoga, prática que vem atraindo cada vez mais praticantes em todo o país. As atividades misturam acrobacias de solo e yoga com exercícios que devem ser feitos em grupo.

Acro yoga trabalha corpo e mente

Ela incorpora, ainda, uma modalidade chamada thai yoga, uma massagem tailandesa fundamental para relaxar e soltar a musculatura e, assim, melhor o desempenho na execução dos movimentos. Para isso, a acro yoga se divide em duas partes: primeiro a explosão corporal em acrobacias e, posteriormente, ações terapêuticas e relaxantes.

acro-yoga

Acro yoga reúne explosão corporal em acrobacias e também exercícios relaxantes. Foto: Shutterstock

Promove interação e confiança

O principal da acro yoga está na capacidade de interação entre os participantes envolvidos. Tudo é feito em duplas, trios ou grupos, o que é muito importante no estreitamento das relações entre as pessoas. Além disso, os movimentos estimulam a consciência corporal e, para manter o entrosamento, é preciso atenção no outro e, principalmente, ouvir.

A prática também representa um trabalho de confiança. Isso porque muitas das posições incluem participantes completamente suspensos no ar pelo seu parceiro, ou seja: o outro é o único ponto de apoio. Tais atitudes complementam a filosofia da acro yoga,que prima pela integração por meio de uma quase transformação de dois corpos em um.

Trabalhos em trio

Durante as aulas, os participantes costumam trabalhar em trios, nos quais uma pessoa é a base que fica deitada com as costas no chão trazendo sustentação ao parceiro. Esse parceiro é chamado de voador – ele ficará apoiado na base em várias posições.

O terceiro integrante do trio é o cuidador, que fica ao lado dos outros dois, arrumando o corpo de quem sobe e cuidando para que ele não caia ou fique em uma posição que possa gerar lesões posteriores.

Acro yoga é também lazer

Mais do que um exercício, a acro yoga é uma forma de lazer, pois tem um tom lúdico, se assemelhando a brincadeiras de criança. Porém, é preciso cautela. O fato de a prática parecer uma brincadeira não significa que ela deva ser tratada assim.

É fundamental dedicar-se em aprender as posições do jeito certo, visto que, qualquer deslize relacionado aos movimentos, pode resultar em algum acidente.

Força e relaxamento

A ideia é usar a força do corpo e, então, relaxar. Por isso, costuma-se começar com a parte acrobática, passa-se para os voos terapêuticos, força e relaxamento, sempre nessa ordem. Ate se pode fazer os exercícios de forma isolada, no entanto, o indicado é que ambos se complementem.

Você faz força na hora das atividades acrobáticas e, na sequência, executa exercícios que tem a sua raiz na massagem e que ajudam no relaxamento das pernas e membros de apoio.

Essa combinação entre exercícios de força e exercícios de massagem finalizam a execução perfeita da acro yoga: força, equilíbrio, postura e relaxamento – pilares unidos para proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida para aquelas pessoas que buscam isso longe da rotina das academias e em contato com uma arte milenar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!