Dica do Nutricionista

Receita de quentão: entre no clima junino e aprenda a fazer

Por Redação Doutíssima 27/06/2015

No mês de junho, especialmente por causa das comemorações de São João, o cardápio fica especial: pratos típicos como pinhão, pé de moleque e pamonha não podem faltar. Para acompanhar, uma deliciosa receita de quentão é indispensável.

 

O quentão é uma bebida tradicionalmente feita com aguardente, cravo, canela, gengibre, limão e açúcar. É difícil saber sua origem exata, mas acredita-se que ela tenha sido criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, com o intuito de aquecer o corpo no inverno. Com o passar dos anos, a bebida se popularizou e a receita ganhou variações.

receita de quentao

O quentão pode ser preparado com suco de uva e especiarias benéficas à saúde. Foto: iStock, Getty Images

No Rio Grande do Sul, o quentão costuma ser preparado com vinho tinto. Apesar da bebida ser deliciosa, as mulheres cuidadosas em relação à dieta precisam ter critério no consumo.

Por conta da quantidade de álcool e açúcar, um copo de 200 ml pode fornecer até 400 calorias. A boa notícia é que existem variações light da receita de quentão, para que ninguém precise abrir mão dele.

 

Receita de quentão: benefícios

Alessandra Paula Nunes, Especialista em Nutrição Clínica e Consultora da Associação Brasileira de Nutrição, aponta que vários ingredientes presentes na receita de quentão podem trazer benefícios à saúde, se consumidos na quantidade indicada. Uma boa alternativa é começar substituindo a cachaça pelo vinho tinto no preparo.

 

“O vinho tinto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pela presença de um mineral chamado “cromo” em sua composição. Além disso, a bebida auxilia na redução dos níveis de colesterol e na diminuição da pressão sanguínea, sendo útil para pessoas que sofrem de hipertensão” afirma.

 

Ela ainda diz que o vinho contém flavonoides, substâncias com ação anti-inflamatória que combatem os radicais lives. Dessa maneira, contribuem para evitar doenças e o envelhecimento precoce.

 

Os benefícios, é claro, poderão ser aproveitados se a quantidade ingerida estiver dentro das recomendações diárias. “Homens podem consumir cerca de 300 ml por dia, enquanto as mulheres devem consumir, em média, 150ml”, aponta a nutricionista.

No quentão, ainda existem outras especiarias aliadas da saúde. Gengibre, canela, limão, cravo da índia e açúcar fazem parte da receita tradicional.

 

O gengibre é um alimento termogênico, que ajuda a aumentar o trabalho do metabolismo, auxiliando no gasto calórico. A canela contém propriedades que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. O limão melhora o sistema imunológico, pela presença de vitamina C, enquanto o cravo da índia é rico em cálcio e potássio.

 

Aprenda uma deliciosa receita de quentão light

A aguardente ou o vinho tinto e o açúcar presentes na receita de quentão tradicional contribuem para que a bebida seja rica em calorias. Por isso, uma boa alternativa é investir em uma fórmula com ingredientes mais leves.

 

“Substitua a bebida alcoólica pelo suco de uva integral e o açúcar pelo adoçante à base de sucralose”, sugere a nutricionista.

 

Confira, abaixo, uma deliciosa receita de quentão light. Você só vai precisar de 20 minutos para preparar a bebida, que tem o rendimento de oito porções. O melhor de tudo é que o valor calórico é baixo: apenas 53,50 calorias por porção.

 

Ingredientes:

 

– 500 ml de suco de uva integral

– 500 ml de água

– 30g de gengibre ralado

– 3g de canela em pau

– 3 cravos

– 100g de adoçante culinário sucralose

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o gengibre, a canela, o cravo e o adoçante. Leve ao fogo, mexendo sempre, depois acrescente o suco de uva e a água e deixe ferver.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!