Dica do Nutricionista

Calorias das frutas: saiba quais têm mais açúcar e gorduras

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Muitas pessoas sabem que o consumo de frutas é imprescindível para a saúde. Incluí-las na dieta é importante em todos os estágios. Mas há quem fique em dúvida, e até com receio, de consumir alguns desses itens por temerem a quantidade de calorias das frutas.

 

Realmente, há frutas bem mais calóricas que outras, mas isso não é motivo de desespero. Não se preocupe, pois sua dieta não cairá por terra, ainda que você escolha as que têm mais calorias.

calorias das frutas

A banana é uma fruta mais calórica, mas é fonte de vitaminas essenciais para a saúde. Foto: Shutterstock

De acordo com a nutricionista Juliana Utzig, nenhuma fruta, mesmo que consumida em grandes quantidades, pode ser vista como vilã. “É um equívoco afirmar que elas são uma cilada para uma dieta, pois além de serem ótimas fontes de fibras, são riquíssimas em vitaminas e minerais”, ressalta.

Calorias das frutas: mais gordura e açúcar

As frutas mais calóricas, de acordo com a nutricionista, são as que têm mais gordura e açúcar em sua composição. Nesse grupo de calorias das frutas, ela destaca a banana, o abacate , o caqui , o açaí  e a manga. Mas apesar disso, Juliana não aconselha aboli-las do cardápio. O melhor é apelar para o bom senso e ficar de olho nas quantidades.

O ideal é consumir, diariamente, de três a cinco porções de frutas entre as principais refeições do dia. As calorias das frutas são bem-vindas em qualquer tipo de dieta e não são motivos de preocupação extrema.

“Podemos partir do princípio de que tudo em excesso é prejudicial, não é diferente com a alimentação, por mais saudável que seja. Então, volto a reforçar que o mais adequado é ser sensato”, salienta Juliana.

Um aspecto destacado pela nutricionista é que jamais um alimento industrializado deve entrar no lugar das calorias das frutas. Elas possuem em sua composição vitaminas e fibras, substâncias que alimentos gordurosos ou ricos em carboidratos não possuem, então não veja a fruta como um vilão da dieta, pelo contrário, elas são muito bem vindas, sempre.

 

calorias das frutas 

Calorias das frutas não precisam ser potencializadas

Uma dica é sempre buscar consumir as frutas da estação, que além de saírem mais em conta, vão apresentar melhor aspecto e qualidade. Ao consumi-las no horário do lanche, opte pelas mais práticas, como a banana, que é fácil de descascar e logo sacia. “A banana é uma excelente opção de lanche tanto para a manhã quanto para a tarde”, sugere  a nutricionista.

A salada é outra alternativa, mas se você está preocupada com as calorias das frutas, limite-se a uma salada de frutas por dia e cuide para não misturar em um só preparo aquelas mais calóricas já citadas anteriormente.

Outra dica fundamental: ao preparar saladas de frutas, esqueça o açúcar. Conforme Juliana, as pessoas acreditam que, ao adoçar esses alimentos, estão sendo saudáveis, pois estão consumindo algo basicamente composto por frutas. No entanto, isso é um engano. As frutas já possuem açúcar naturalmente e em quantidade suficiente.

Outro ponto bem importante é lembrar que a salada de frutas deve ser preparada o mais próximo possível do momento que vai ser consumida, para que a qualidade e as propriedades das frutas sejam preservadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!