Alimentação infantil > Nutrição

Saiba como fazer o seu filho comer hortaliças e legumes

Por Redação Fortíssima 08/01/2016

Muitos pais sofrem com um velho problema: as crianças que não comem hortaliças e legumes. Geralmente a desculpa é sempre a mesma – elas preferem fast foods e doces. A boa notícia é que não é impossível colocar mais itens saudáveis no cardápio dos pequenos, mas é preciso de persistência e criatividade por parte dos pais.

hortaliças e legumes-doutissima-shutterstock

Pode ser difícil convencer os pequenos, mas hortaliças e legumes são fundamentais para a saúde. Foto: Shutterstock

Crianças precisam de uma alimentação saudável

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, nove em cada dez crianças ainda não come vegetais. E aquelas que comem ainda não recebem as recomendadas cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia.

O dado preocupa porque esses alimentos são capazes de melhorar a nutrição, diminuir risco de obesidade e aumentar o desempenho escolar. Afinal, frutas e verduras contêm uma infinidade de vitaminas, minerais e outros compostos, capazes de garantir  crianças saudáveis e boa nutrição para seu crescimento.

Além disso, alimentos ricos em fibras, como hortaliças e legumes, ajudam o sistema digestivo a funcionar corretamente. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a constipação infantil pode ser prevenida e aliviada pela ingestão de ameixas secas, damascos, ervilhas, feijão e brócolis, por exemplo.

É que a fibra contida nesses alimentos absorve água e se expande, provocando movimentos intestinais regulares. Não bastasse isso, crianças com dietas saudáveis possuem melhor desempenho escolar do que aquelas que consomem menos frutas e legumes.

Um estudo publicado no Journal of School Health, realizado com 5.200 crianças canadenses, mostrou que aquelas com boa alimentação tinham 41% menos probabilidade de fracassar em testes de alfabetização.

Conforme ainda pesquisadores da Texas A&M University, dos Estados Unidos, um dos motivos para crianças evitarem comer frutas, hortaliças e legumes são os acompanhamentos servidos.

Por exemplo, se no prato há legumes e uma fatia de pizza, o pequeno sequer olhará para os primeiros. Ou seja, a criatividade também é detalhe fundamental para incentivar os pequenos a apreciarem uma alimentação mais saudável.

Mais hortaliças e legumes no prato

Há algumas estratégias para ajudar a colocar mais frutas e vegetais na vida de seus filhos. São mudanças de hábitos, técnicas e cuidados simples, mas que precisam ser constantes.

  • Dê o exemplo

Não há como dizer a seus filhos que comam de forma saudável enquanto você não o faz. Dê o exemplo e inspire-os a seguir seus passos. Acredite ou não, os pais provavelmente são os maiores modelos na vida de seus filhos.

  • Fale com eles

Comunicação é a chave, converse com seus filhos. Pode parecer bobagem, mas funciona. Explique o porquê é importante comer esse tipo de alimento e ensine que frutas e legumes podem ajudar a evitar que ele fique doente e colaborar para que cresça mais forte.

  • Mantenha as crianças envolvidas

Mostre uma gama de opções de refeições saudáveis e deixe que os pequenos escolham quais delas gostariam de comer. Vale a pena ainda levá-los ao mercado para que eles auxiliem na compra dos ingredientes, bem como ajudem no preparo da comida.

  • Abuse da criatividade

As crianças muitas vezes acreditam que a alimentação saudável sempre tem gosto ruim e não é atrativa. Acontece que isso não precisa ser assim. Smoothies são uma ótima maneira de começar o dia. Faça um delicioso misturando bananas, couve, brócolis, espinafre, gelo e um punhado de nozes e sementes.

A aparência também é fundamental para atrair. Aposte em montagens que misturem cores, tenham formatos diferentes e atraiam desde o contato visual.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!