Cabelos

Fique atenta aos perigos do xampu bomba para os cabelos

Por Redação Doutíssima 02/07/2015

A democracia nos estilos de cabelo permite que muitas mulheres consigam manter os fios da forma que desejarem. Mas quando a natureza não ajuda, pode ser frustrante. Afinal, muitas sofrem com o cabelo que demora a crescer e recorrem a alternativas, como o xampu bomba, que podem ser perigosas à saúde.

 

A promessa do crescimento rápido dos cabelos, cerca de quatro centímetros por mês, enquanto o normal é  até 1,5 centímetro, ganhou a internet em uma velocidade incrível com a mistura caseira que inclui um medicamento de uso exclusivamente veterinário. Assim, especialistas alertam para os perigos dessa solução.

xampu bomba

Mistura que promete acelerar o crescimento capilar pode prejudicar o baço e o fígado. Foto: Shutterstock

 

Xampu bomba tem componente usado em cavalos

O xampu bomba é composto por bepantol, xampu sem sal e Monovin A, essa a vitamina de uso em animais de grande porte. Por isso, o produto pode ser prejudicial não somente aos cabelos como à saúde de um modo geral.

Se absorvida em excesso, a vitamina A, contida no Monovin A, pode se alojar no baço e no fígado e causar esteatose hepática, ou seja, acúmulo de gordura nas células do fígado, ou ainda hepatite medicamentosa. Mas há ainda mais riscos à saúde humana com o uso do xampu bomba.

Como essa mistura acelera o ciclo de crescimento do cabelo, é natural que a queda ocorra na mesma proporção. Sem falar no excesso de oleosidade que vai surgir nas raízes dos fios e enfraquecimento do cabelo.

Isso se explica porque o produto é feito para ser aplicado em crinas de cavalo, fios que são até 10 vezes mais resistentes que o cabelo humano. Dessa forma, se o cabelo é fino ou ressecado, o efeito do xampu bomba pode ser devastador.

Alternativas ao uso do xampu bomba

A melhor alternativa ao xampu bomba pode ser ainda a busca por produtos que sejam indicados para cabelos humanos, ou optar por métodos bem naturais. O crescimento do cabelo é impulsionado pela boa irrigação do couro cabeludo, que estimula o crescimento do folículo. O chá de alecrim é uma excelente alternativa para isso.

Ele pode ser aplicado na raiz dos cabelos antes de dormir e retirado na manhã seguinte. Para a remoção, você deve usar shampoo que tenha em sua fórmula substâncias refrescantes, como extrato de hortelã ou menta, importantes para eliminar toxinas capilares. O preparo do chá é muito simples.

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de alecrim

– 1 tablete de cânfora

– 1 colher de sopa de bepantol líquido

– 1 colher de sopa de Arivit (essa, sim, vitamina A para uso em humanos)

Modo de preparo:

 

Junte  todos os ingredientes em uma chaleira com água fervendo. Depois de coar, espere esfriar para usar.

Alimentação saudável ajuda o cabelo a crescer

Conforme informações do portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Piauí (SBD PI), uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários à saúde, vai influenciar positivamente também nos cabelos.

A ingestão de alimentos que contenham ferro, proteínas, magnésio, vitaminas E, D e A, além de aminoácidos, será forte aliada na busca por fios perfeitos.

Por isso, priorize em sua dieta cereais integrais, verduras, feijão de soja, sementes de linhaça, gema de ovo, frutas como nozes, abacaxi e cenoura. E, diante de dúvidas, procure especialistas como dermatologistas e nutricionistas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!