Cabelos

Umectação capilar combate o frizz e deixa os fios brilhantes

Por Redação Doutíssima 20/09/2015

Processos químicos, calor e poluentes são fatores que agridem os fios. De acordo com um levantamento feito por Kátia Silva Nunes, pesquisadora nas áreas de estética e cosmetologia, cerca de 10% das brasileiras têm madeixas secas. Diante desse quadro, a umectação capilar surge como alternativa de tratamento.

O propósito da umectação capilar é repor os lipídios responsáveis pela oleosidade natural dos cabelos, que acabam sendo extintos diante de fatores externos agressivos à estrutura do cabelo. Quando o fio perde sua umectação natural, o resultado é o aumento do frizz e um aspecto opaco e quebradiço.

umectacao capilar

Tratamento capilar com óleos vegetais ajuda na recuperação da sedosidade e maciez do fio. Foto: iStock, Getty Images

 

Umectação capilar: como funciona?

O procedimento de umectação pode ser feito em casa, com óleos vegetais. A escolha de um produto adequado é indispensável para assegurar o resultado final. Por isso, é importante optar por um óleo enriquecido de nutrientes: óleo de coco, amêndoas, uva, olina e rícino são opções.

O próprio azeite de oliva extra-virgem pode ser utilizado no tratamento. Se engana quem pensa que passar um óleo no cabelo poderá fazer com que ele fique mais oleoso. O que ocorre, na verdade, é o oposto: ao hidratar o cabelo através da umectação, ele deixa de produzir mais óleo para repor o que já foi perdido no dia.

O tratamento de umectação capilar é indicado, especialmente, para quem está com o cabelo muito seco por conta do uso excessivo do secador e chapinha, ou mesmo devido a algum procedimento químico realizado nos fios. O óleo, nesse caso, ajuda a reidratar as madeixas, de forma que fiquem mais alinhadas, macias e brilhosas.

Passo a passo da umectação capilar

Para garantir um ótimo resultado através da umectação capilar, é interessante seguir as orientações para o tratamento. Inicialmente, escolha o óleo vegetal de sua preferência e separe uma ou duas colheres de sopa dele – dependendo do tamanho de suas madeixas.

Com os cabelos secos, sujos ou limpos, passe o óleo mecha por mecha, da raiz às pontas. Sempre massageie bem o couro cabeludo quando estiver aplicando o ingrediente. Quando já tiver aplicado o produto por todo o comprimento do cabelo, faça um coque ou use uma touca.

É necessário deixar o óleo agir nos fios por, no mínimo, uma hora. Durante esse período, é importante massagear o couro cabeludo a cada 20 minutos, pois isso ajuda a estimular o crescimento saudável das madeixas.

Após o tratamento, a orientação é lavar os cabelos com um shampoo de limpeza profunda. É possível finalizar a lavagem com o condicionador de sua preferência, desde que ele seja aplicado apenas nas pontas dos fios.

Durante a lavagem, mantenha a temperatura da água fria ou morna. Lembre-se de que a água quente contribui para o ressecamento das madeixas, o que pode comprometer o resultado da umectação capilar.

Pelo mesmo motivo, o ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente após o banho e suspender o uso do secador. Caso você não abra mão do equipamento, aplique um protetor térmico antes de modelar os fios e não use a temperatura mais quente. Assim, seus cabelos ficarão macios e brilhosos – de uma forma prática e barata.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!