Maquiagem

Usa lente de contato? Aprenda truques de maquiagem

Por Redação Doutíssima 02/07/2015

O uso da lente de contato não prejudica a maquiagem. Mas é preciso tomar alguns cuidados, especialmente na escolha dos produtos e em sua aplicação, para garantir que os cosméticos não vão causar irritação nos olhos ou uma alergia ocular. Afinal, é imprescindível ter cautela com a visão.

Há algumas medidas de precaução para os usuários da lente de contato em relação ao make. Os especialistas recomendam não compartilhar a maquiagem e limpar sempre bem as lentes antes de aplicar os produtos e ao retirá-las dos olhos. É ideal, também, usar os cosméticos com suavidade e evitar excessos.

lente de contato

Quem usa lente de contato deve ter certos cuidados na hora da maquiagem. Foto: iStock, Getty Images

 

Maquiagem e lente de contato: evite complicações

Os primeiros cuidados na relação entre maquiagem e lente de contato se referem à escolha dos cosméticos. A primeira orientação seria optar por produtos livres de óleo na composição pois os itens oleosos podem escorrer pela pele, entrar nos olhos, deixar a visão embaçada e sujar a lente.

Prefira cosméticos como base e sombras com consistência cremosa. As texturas em pó também devem, preferencialmente, ser evitadas. Isso porque, ao entrar em contato com os olhos, esses produtos podem causar irritação e coceira. Mas, se não quiser abrir mão do pó translúcido ou das sombras em pó, aplique-os com suavidade e em pouca quantidade.

A máscara para cílios também exige uma atenção redobrada. Não aplique camadas muito grossas do produto. Ao longo do dia, elas podem acabar formando “bolinhas” secas que caem dos cílios para a região ocular. O resultado é uma dor incômoda e a sensação de desconforto.

Como identificar problemas com a lente de contato

Ao usar maquiagem com lente de contato, você precisa saber identificar quando há um problema relacionado ao uso dos cosméticos. Se você sentir desconforto ocular ou observar  vermelhidão, dor, inchaço na região dos olhos, a recomendação é procurar o oftalmologista.

Fique atenta, também, à forma como você usa os produtos. Tocar a superfície ocular ao aplicar lápis de olho e sombra, ou esquecer de retirar a maquiagem e as lentes antes de dormir podem ser as causas de alguns problemas. Lembre-se, sempre, de tratar a região dos olhos com delicadeza.

Se você usa lente de contato, também precisa ter um cuidado diferenciado com a pele. Afinal, os resíduos de maquiagem que ficam na epiderme, ao entrarem em contato com os olhos, podem piorar qualquer tipo de irritação. Por isso, remova o make diariamente, após tirar as lentes, de preferência com um demaquilante livre de óleo.

Não esqueça: maquiagem também tem validade. Quando o prazo de algum cosmético se esgota, seus conservantes já não estão mais ativos. Isso significa que o produto está propício à contaminação por fungos e bactérias.

 

Os usuários das lentes de contato precisam ter atenção constante quanto aos itens usados na região ocular: lápis, máscara para cílios e sombras. Diante de qualquer reação incômoda, a recomendação é recorrer a um especialista. Afinal, não se pode brincar com a saúde dos olhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!