Clínica Geral

Resfriado e gripe: como proteger o organismo dessas doenças

Por Redação Doutíssima 09/07/2015

Além do frio, o inverno parece trazer consigo uma série de vírus e bactérias que causam resfriado e gripe. Mais comuns nas épocas geladas do ano, esses problemas provocam dores de cabeça, tosse, espirro, coriza e aquele cansaço, mesmo sem fazer nada. Para ficar longe deles, só mesmo com medidas preventivas no nosso dia a dia.

 

Mesmo que seja um hábito rotineiro lavar as mãos constantemente, não permanecer em ambientes fechados e cheios de gente, ou estar vacinado, às vezes é difícil conter uma infecção. Por isso, esteja sempre bem agasalhado e cubra a boca e o nariz próximo a pessoas espirrando. Além disso, saiba diferenciar resfriado e gripe para se proteger corretamente.

resfriado e gripe

Gripe e resfriado têm sintomas semelhantes, mas possuem intensidades diferentes. Foto: iStock, Getty Images

 

O que diferencia resfriado e gripe?

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a incidência de resfriado e gripe aumenta de 5 a 7% nos meses de inverno. Apesar de terem sintomas semelhantes, essas condições não são a mesma coisa.

 

Uma pessoa resfriada apresenta sinais mais leves porque o vírus que provoca a infecção não é tão agressivo. Já num quadro de gripe, a contaminação viral se dá, em grande parte, pelo Influenza, responsável pelos sintomas intensos e que podem levar à pneumonia sem tratamento eficaz.

 

O vírus causador é apenas a primeira diferença entre resfriado e gripe. Enquanto o primeiro pode ser provocado por mais de 200 manifestações virais diferentes, só se fica gripado, basicamente, a partir do Influenza ou vírus mais agressivos como o H1N1.

 

Quem pegou um resfriado, pode ficar mais tranquilo. O tratamento para alívio dos sintomas inclui antitérmicos, analgésicos e dipirona, todos fáceis de encontrar em farmácias e, geralmente, com preços acessíveis. Em cerca de uma semana, as dores e complicações desaparecem e, em duas semanas, já é possível estar curado.

 

Por outro lado, a gripe é mais forte. O tratamento deve ser feito com acompanhamento de um médico que, além de administrar medicamentos, pode exigir uma vacina.

 

Mal estar súbito, falta de ânimo e tosse são sintomas mais característicos da pessoa gripada, então fique atento a esses sinais. Entre o sétimo e o décimo dia pode ser percebida a melhora com o tratamento correto. Do contrário, o quadro pode se agravar.

 

resfriado e gripe 

Como tratar resfriado e gripe

Como são problemas diferentes, resfriado e gripe têm também tratamentos diferentes. Causada pelo vírus Influenza e com duração média de sete a 10 dias, a gripe apresenta febre alta, dores musculares intensas, dores de cabeça, irritação na garganta, coceira nos olhos e coriza.

Para evitar sua complicação, a pneumonia, é necessário estar sempre bem hidratado, consumindo água, e tomar antigripais.

 

O resfriado tem suas origens por uma infecção viral provocada, principalmente, pela família do Rhinovírus. Mais leve que a gripe, dura de dois a quatro dias, quando os sintomas começam a desaparecer.

 

Entre outros sinais, as pessoas resfriadas apresentam febre baixa, tosse, dores musculares e dores de cabeça. Também são comuns a sensação de mal-estar, a coriza e a rouquidão.

 

As complicações do resfriado são otite, sinusite e bronquite, que podem se manifestar após a infecção do vírus. O tratamento consiste em uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas C, hidratação, e medicamentos como paracetamol e ibuprofeno, para alívio dos sintomas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!