Esporte

Beach tennis: modalidade ajuda a manter o corpo em forma

Por Redação Doutíssima 10/07/2015

Apesar de vermos muitas raquetes e bolinhas verdes nas praias brasileiras, o beach tennis tem origem em Ravena, na Itália. Na década de 1980, o tênis de praia teve seus primeiros jogos desenvolvidos no litoral italiano. Atualmente, já existem milhões de praticantes no mundo todo, sendo o Brasil considerado o segundo polo mais popular do esporte.

 

O beach tennis é mais praticado durante o verão, por ser feito principalmente na praia. Porém, hoje ele também integra os treinos de academia, já que queima 300 calorias por hora, melhora a destreza e a força, e garante braços e pernas torneados.

beach tennis

Modalidade de tênis praticada na praia promove bem-estar corporal e mental. Foto: iStock, Getty Images

Os exercícios preferencialmente devem ser feitos no campo ou na areia, por isso são poucos os espaços que oferecem as aulas. Saiba mais sobre o esporte e comece a praticar.

 

Benefícios do beach tennis

Por ser bastante intenso e requerer uma grande carga de energia, o beach tennis é um excelente exercício para quem quer emagrecer. Além disso, como é praticado na areia, melhora o tônus muscular e fortalece diferentes grupos de músculos, dos braços às pernas.

O condicionamento físico todo é estimulado, trabalhando simultaneamente os membros inferiores e superiores.

 

Quando praticamos um esporte novo, o corpo acelera o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras. Assim, variar o tênis de quadra com a modalidade de praia é uma opção saudável para manter o organismo sempre em movimento. Outro ganho dos tenistas da areia é a agilidade de movimentos e raciocínio rápido para ataque e defesa nos jogos.

 

O ambiente de praia também favorece a socialização e o contato maior com a natureza, essenciais para o bem-estar e relaxamento. O contato com outras pessoas, em um jogo tradicionalmente praticado em duplas, melhora a capacidade de tomar decisões e ser estratégico.

 

Como se joga o beach tennis?

O objetivo do jogo de beach tennis é devolver a bola para o oponente sem ressaltos no chão. O campo é desenhado na areia, em uma quadra de 16 metros de comprimento por cinco metros de largura. Quando é jogado em duplas, a quadra aumenta, passando a ter largura de oito metros. A área do jogo se divide ao meio por uma rede de 1,7 metros de altura.

 

Oficialmente, a raquete deve ter dimensões de 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A bola recomendada pela Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT) é a Stage 2, mais leve que a tradicional bolinha de tênis. O objetivo é reduzir a velocidade do jogo, já que é praticado na areia.

 

Uma partida dessa modalidade tem início quando, a partir de um sorteio, é definido quem ficará em cada lado da quadra. O saque marca o começo, sendo efetuado da linha de fundo. As duplas podem ser mistas e um dos membros faz o saque por baixo. A bola deve ser recebida sem tocar o chão.

 

Além disso, é considerada falta se a bola atinge a rede, sai do campo ou o jogador entra em campo antes de bater na bola. Vence o jogador ou dupla que marcar o ponto subsequente a 40.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!