Exercícios

Exercícios para tríceps mantêm o “músculo do tchau” em forma

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Os exercícios para tríceps são essenciais para fortalecer essa parte do corpo. Se você tem pavor de dar um “tchauzinho” com o braço balançando, saiba que o exercício é a melhor alternativa para evitar e combater o incômodo. Isso porque o tríceps é um músculo que, se não estimulado, fica rapidamente flácido.

 

O tríceps, naturalmente, não é muito utilizado nas atividades do cotidiano. Assim, apostar nos exercícios para tríceps é a alternativa mais eficaz para prevenir o acúmulo de gordura localizada na região. Como a falta de tonicidade contribui para o “efeito gelatina”, o ideal é trabalhar o músculo com regularidade, pelo menos duas vezes por semana.

exercicios para triceps

Você pode evitar acúmulo de gordura no músculo do tchau com exercícios simples. Foto: iStock, Getty Images

Melhores exercícios para tríceps

Engana-se quem pensa que bons exercícios para tríceps só podem ser feitos na academia, com o auxílio de aparelhos. Tomando o cuidado de realizar a sequência de forma correta, com um número adequado de repetições, é possível fazer um excelente treino em casa.

É importante ressaltar que o objetivo dos exercícios para tríceps é a hipertrofia muscular, ou seja, a tonificação desse músculo do braço.

Mas para garantir bons resultados, é necessário aliar a atividade à alimentação balanceada, rica em proteínas. Segundo um estudo publicado em 2009 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, um dieta saudável tem influência positiva nos resultados corporais. Confira, abaixo, algumas opções de exercícios.

1. Elevador

Sente no chão com as pernas dobradas, apoiando as mãos no assento da cadeira ou do sofá. Em seguida, faça força para elevar o corpo, apoiando o peso corporal nos braços.

 

Inspire antes de iniciar o exercício e solte a respiração quando estiver fazendo força. Repita o movimento oito vezes e descanse. Faça três séries no total.

 

2. Flexão

 

Inicialmente, fique na posição da prancha, com as pernas unidas e estendidas. Mantenha os dedos dos pés em contato com o chão. Sustente o peso do corpo com as mãos, que devem estar no solo. Os braços devem ficar estendidos, na linha do ombro.

 

O movimento consiste em manter o corpo erguido e flexionar lentamente os cotovelos, aproximando o corpo do chão. A recomendação é realizar três séries de 12 repetições.

 

3. Levantamento de halter

 

Para realizar esse exercício, você vai precisar de um peso de dois quilos para trabalhar bem o músculo. De pé, segure o halter em uma das mãos. Posicione o braço atrás da cabeça, dobrando o cotovelo em um ângulo de 90 graus.

 

O exercício consiste em dobrar e esticar o antebraço, trabalhando o tríceps. Faça três séries de oito repetições em cada braço. É possível alterar os braços entre as séries.

 

Cuidados nos exercícios para tríceps  

Fazer um treino em casa pode ser fácil, mas requer alguns cuidados. Se estiver na dúvida em relação aos exercícios para tríceps, consulte um educador físico. Ele poderá indicar os exercícios ideais, ponderando qual o número de séries e repetições adequadas, de acordo com sua estrutura física.

 

É importante não sobrecarregar o corpo no começo, mesmo que você esteja fazendo um número baixo de repetições. Tome cuidado para manter sempre a coluna reta durante a execução dos movimentos, pois do contrário você pode prejudicar os resultados da malhação e acabar com dores lombares.

 

Quando sua musculatura já estiver mais desenvolvida, será possível acrescentar cargas extras e níveis de dificuldades maiores nos exercícios. Dessa forma, o exercício será sempre interessante, garantindo bem-estar e uma aparência bacana ao músculo do “tchauzinho”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!