O exercício de flexão é muito comum nas academias, mas também fora desse ambiente. Com o peso do próprio corpo, as pessoas que realizam essa atividade se firmam sobre os braços para se exercitar. Mesmo sendo difícil e com algumas limitações, ela pode ser feita em casa.
Para fazer o movimento, é necessário estar inclinado, deitado para baixo e levantar o corpo com apoio dos braços, retornando ao chão novamente depois.
Os músculos trabalhados se concentram no tríceps e no peitoral, mas toda a parte superior do corpo é beneficiada. A flexão é muito comum nos treinos de academia e também nos exercícios militares.
Como se faz a flexão?
Mulheres, adolescentes, homens ou idosos: não há restrições de idade ou gênero para fazer o exercício de flexão.
Os cuidados básicos, porém, devem ser tomados por todos. Sempre faça alongamentos, tanto dos braços e pescoço, como das costas e das pernas.
Caso você encontre dificuldade na realização da atividade, encontre apoio na lateral de um sofá ou peça ajuda. Quanto mais inclinado o corpo fica, mais fácil é o treino.
Para fazer, apoie no chão as palmas das mãos e as pontas dos pés. As pernas e os braços devem permanecer estendidos, com o tronco alinhado ao quadril.
Flexione os cotovelos e leve o peito em direção ao chão, sem curvar a coluna. Impulsione os braços, colocando o corpo para cima. Bata palma e apoie novamente as mãos no chão para repetir uma nova flexão. Faça duas séries de quatro repetições para começar.
Benefícios da flexão para o corpo
Apesar de muitos acreditarem que as flexões servem apenas para trabalhar a musculatura dos bíceps e dos braços, elas atuam diretamente no peito, no tríceps, nos ombros e nas costas. Toda a parte de cima do corpo sente os benefícios do exercício, que é excelente para fortalecer os músculos.
Uma das principais vantagens da flexão é que ela dispensa aparelhos, podendo ser feita em qualquer lugar mais plano, sem precisar de uma preparação mais elaborada ou instrumentos. Os únicos requisitos são corpo alongado, paciência, vontade e determinação.
É comum fazer flexões também como complemento de outros exercícios físicos. Elas podem ser feitas após corridas, caminhadas e outras atividades aeróbicas, uma vez que ajudam a melhorar a capacidade cardiovascular e causam impacto nas pernas.
Andar e correr, porém, não bastam para que a parte muscular superior do corpo aproveite os benefícios de uma atividade física. Por isso, flexionar o corpo pode completar o efeito de outros exercícios de forma prática e sem precisar ir até a academia.
Por isso, se você está acostumado a fazer exercícios aeróbicos com facilidade, mas têm dificuldade para fazer flexões, não desista. Conforme o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), é comum que se dê mais atenção aos membros inferiores e, por isso, os superior não são tão exercitados pela população.
Não bastassem a simplicidade das flexões e os inúmeros ganhos que oferecem para a saúde, elas ainda podem contribuir para uma velhice mais forte, já que combatem a redução natural da força muscular e da capacidade física.
Se forem realizadas com frequência e sempre relacionadas com exercícios cardiovasculares e aeróbicos, elas podem evitar a deterioração dos músculos, além de darem uma forcinha para a manutenção dos ossos e prevenirem osteoporose.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!