Corpo violão, cinturinha de pilão. São várias as maneiras de se referir ao que a maioria das mulheres almeja: uma cintura bem marcada e definida. E você sabia que existem exercícios para afinar a cintura? Mas é preciso tomar alguns cuidados e conhecer tudo o que a prática pode fazer pelo seu corpo.
Fique atenta e confira duas dicas simples para conquistar a cintura dos seus sonhos. Combine exercícios localizados com o treino aeróbico e não deixe de montar uma dieta saudável, rica em alimentos que vão potencializar todo o seu esforço para diminuir a circunferência abdominal.
Melhores exercícios para afinar a cintura
Segundo o test trainer e educador físico César Ribeiro, os exercícios para afinar a cintura mais indicados são todos aqueles que mexem com a inserção do reto abdominal e com o músculo oblíquo.
“Os abdominais sempre foram e sempre serão os melhores exercícios para quem quer trabalhar os músculos da barriga, porque fortalecem e queimam a gordura local”, completa Ribeiro.
Durante a execução dos exercícios para afinar a cintura, o aluno deverá tomar o máximo de cuidado para não se machucar, de acordo com o preparador físico.
Outro ponto bastante interessante destacado por Ribeiro é o caso das pessoas que são propensas a terem cinturas grandes. “Com a execução dos exercícios, o volume vai aumentar, já que o exercício está causando uma hipertrofia”, alerta.
Nesses casos, é ainda mais essencial a presença de um profissional da área da educação física. É ele que vai adequar o programa conforme o biotipo da pessoa, junto com dieta e com o trabalho aeróbico.
Ribeiro explica que os exercícios para afinar a cintura são inseridos no programa de práticas abdominais. “Indico que o aluno faça de duas a três vezes por semana, sempre em dias alternados, junto com os outros exercícios e também com o trabalho aeróbico”, explica o educador físico.
O treino aeróbico vai trabalhar o abdômen tanto frontalmente quando no quadrado lombar, além de trazer equilíbrio nos movimentos de giro e de arranque. “Os cuidados devem ser tomados com os discos da região lombar para não ter giro em cima dessa região. Isso pode trazer hérnia de disco, problema postural e diminui alongamento de posterior de coxa”, salienta.
Exercícios para afinar a cintura e alimentação
Além de associar os exercícios na região do músculo oblíquo ou cintura com o trabalho aeróbico, como já afirmou Ribeiro, para ter um resultado satisfatório, o praticante precisa integrar a prática de exercícios para afinar a cintura a também se dedicar a uma alimentação equilibrada.
Para isso, é interessante buscar a orientação de um nutricionista para que junto com o educador físico, desenvolva um planejamento especial para o aluno. Pois de nada adianta investir horas por semana na academia se, ao final de cada treino, ou entre um e outro, você come de maneira errada.
Inclua em sua dieta carne e ovos. Saiba que o consumo de proteínas magras vai prolongar a sua sensação de saciedade. E como trabalham diretamente na construção de fibras musculares, essas proteínas vão elevar o metabolismo. Assim ajudam na queima de calorias e, consequentemente, no emagrecimento.
E que tal parar de fazer cara feia para o brócolis e para o espinafre? Os vegetais e legumes de cor verde-escuro possuem baixo nível glicêmico, o que significa menor resistência à insulina, além de diminuir a gordura corporal. Esses alimentos ainda são muito ricos em cálcio, essencial para queimar a gordura localizada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!