Exercícios

Exercícios anaeróbicos ajudam a reduzir a gordura corporal

Por Redação Doutíssima 19/07/2015

Flexões, abdominais, levantamento de peso, ginástica olímpica, saltos, musculação e provas de velocidade são apenas alguns exemplos de exercícios anaeróbicos. Eles são caracterizados pela alta intensidade, realizada com movimentos rápidos. É por isso que, quando alguém quer emagrecer, são eles que proporcionam a maior queima de gorduras.

 

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, os exercícios físicos são recomendáveis no tratamento de diversas doenças, como diabetes, e problemas cardíacos e de colesterol. Sejam anaeróbicas ou aeróbicas, as atividades precisam ser indicadas por um profissional, de acordo com cada paciente.

 

Saiba diferenciar cada uma e conheça os benefícios dos exercícios anaeróbicos.

exercícios anaeróbicos

Levantamento de peso é um dos exemplos de exercícios anaeróbicos. Foto: Shutterstock

 

Diferenças entre exercícios anaeróbicos e aeróbicos

É comum confundir exercícios anaeróbicos com os aeróbicos, mas existem diferenças básicas entre eles. Os aeróbicos são os mais realizados e estão relacionados com o nível de oxigenação.

 

Por outro lado, os anaeróbicos têm a ver com a energia que se utiliza durante a prática, sem depender do oxigênio. Eles funcionam no menor tempo possível, em intensidade máxima.

 

Mesmo sem perceber, nós fazemos exercícios anaeróbicos e aeróbicos no nosso dia a dia, ao levantar peso, fazer esforço para subir escadas, entre outros. Em um treino, as atividades físicas devem contemplar os dois tipos, para que ocorra uma melhora geral nas capacidades orgânicas.

 

Fortalecimento dos músculos, bom fluxo de respiração, aprimoramento da massa muscular e óssea, além de queima de calorias e perda de gordura são benefícios da união dessas modalidades.

 

Benefícios dos exercícios anaeróbicos

Os exercícios que exigem mais da força corporal são os principais na composição de um treino anaeróbico. Eles são feitos com agilidade e intensidade, combatendo doenças cardiovasculares, diabetes, artrite e dores lombares. Aqueles que já sofrem com esses problemas podem encontrar alívio e fortalecer o sistema imunológico após a prática.

 

Quando levamos um estilo de vida sedentário, o processo metabólico fica mais lento e perdemos força. Com isso, o organismo se sente desmotivado e trabalha como se já estivesse velho, o que não é normal. Os movimentos anaeróbicos garantem um metabolismo mais acelerado e mantém a massa muscular magra.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose.

 

No país, ocorrem anualmente cerca de 2,4 milhões de fraturas em função desse problema que afeta os ossos. Os exercícios anaeróbicos podem ajudar no combate à osteoporose, promovendo maior densidade óssea e evitando que fiquem quebradiços e frágeis.

 

Quem sonha perder as gorduras acumuladas na barriga e nos culotes pode encontrar um aliado nos treinos anaeróbicos. Eles potencializam a queima de gordura, enquanto constroem e moldam a massa magra. Com o metabolismo acelerado e uma dieta saudável, é possível eliminar os quilos que estão incomodando em pouco tempo.

 

No estudo da Universidade do Texas, os cientistas descobriram que as atividades anaeróbicas podem ajudar a reduzir os impactos da depressão. Exercícios feitos de três a cinco vezes por semana, entre 45 e 60 minutos, são capazes de surtir um efeito antidepressivo, que melhora os sintomas da doença.

 

Os exercícios aeróbicos podem ser ainda mais eficazes, pois requerem menos da capacidade cardíaca, que fica entre 50 a 85% do máximo de cada pessoa. Treinar os membros superiores e inferiores também ajuda. Os efeitos são percebidos a partir da 4ª semana de atividade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!