Força, equilíbrio e flexibilidade. Você pode ter tudo isso com apenas um acessório: a fita de suspensão. Com ela, é possível trabalhar todo o corpo: costas, bíceps, tríceps, perna, posterior da perna, abdômen, entre outras regiões. Essa fita serve principalmente para proporcionar maior sustentação da lombar e da região abdominal.
A fita de suspensão foi criada nos Estados Unidos para treinamento militar, como explica o test trainer César Ribeiro.
Durante a Guerra do Golfo, os soldados americanos passaram a amarrar as fitas dos paraquedas nas estruturas fixas disponíveis para se exercitarem usando a força da gravidade como resistência, um belo desafio para quem quer ampliar ou inovar sua forma de se exercitar. “Daí surgiu o treino suspenso”, diz Ribeiro.
Fita de suspensão pode ser usada em qualquer lugar
Os militares podiam, assim, contar com a tecnologia esportiva em locais pequenos, mas que pudesse atender a toda as suas demandas. Por isso, de acordo com o educador físico, o principal benefício da fita de suspensão é que ela pode ser usada em qualquer lugar.
O treino com fita proporciona o desenvolvimento da consciência e controle corporal, melhora a postura, a resistência muscular, o desempenho atlético, a eficiência dos movimentos, força, flexibilidade e equilíbrio, além da prevenção de dores e lesões, e do efeito positivo na saúde da coluna vertebral.
O treinamento com o acessório também pode ser aplicado em processos de reabilitação de doenças de origem neurológica ou ortopédica.
Nas academias é possível encontrar aulas especificas em grupos. “Eu agrego os exercícios de faixa de suspensão com os exercícios normais com peso. Ficando, assim, a série mais complexa e mais completa”, afirma Ribeiro.
Ao mesmo tempo em que apresenta tantas vantagens do uso da fita de suspensão, o preparador físico garante que não há contraindicação para esse equipamento. Mas recomenda que o aluno tenha o acompanhamento de um profissional de educação física para fazer da maneira correta os encaixes articulares.
Essa orientação é fundamental, pois o aluno usará o peso do próprio corpo. Os exercícios parecem, à primeira vista com o treino de musculação, mas nesse caso o corpo está em uma base instável.
Cuidados ao escolher a fita de suspensão
O educador físico dá dicas para escolher o melhor acessório. Na hora de optar por uma fita de suspensão, preste atenção em algumas informações: escolha uma acessório de qualidade, sempre execute os exercícios em lugares sem obstáculos e prenda a fita em locais seguros.
Na dúvida, busque orientação de um profissional qualificado antes de fazer qualquer tipo de exercício. Procure a ajuda de um fisioterapeuta ou educador físico. Dessa forma, o treino será planejado de acordo com as suas possibilidades e suas aptidões.
Tudo a seu tempo, de forma segura. Pois o mais importante é colocar o corpo em movimento, mas respeitando seus limites.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!