Pele

Conheça os benefícios dos cremes com retinol na fórmula

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

O retinol é um ingrediente que promove poderosos efeitos na pele. Não é à toa que grandes marcas de cosméticos investem nessa molécula extraída da vitamina A para criar cremes que prometem rejuvenescer a epiderme e atenuar os efeitos do envelhecimento. Mas, afinal, por que esse componente é tão poderoso?

 

Especialistas da Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas na área da medicina, já decretaram alguns benefícios dessa molécula. Os médicos afirmam que ela melhora as rugas e a aparência da pele, desobstruindo os poros, engrossando os tecidos e aumentando a nutrição das células do sangue. Em geral, aperfeiçoa a aparência facial.

retinol

Creme com molécula extraída da vitamina A promove melhora na aparência da pele. Foto: iStock, Getty Images

 

Entenda os benefícios do retinol

Um estudo divulgado em 2015 pela Universidade de Michigan constata que o uso do creme de retinol é eficaz para o rejuvenescimento da pele. A nova pesquisa complementa os benefícios já confirmados da molécula de vitamina A, indicando que ela não só é capaz de suavizar os efeitos danosos da exposição ao sol, como também evita o surgimento de feridas e manchas.

Assim, a substância representa um dos mais poderosos ativos contra o envelhecimento – já cientificamente comprovado. Na pele, promove a renovação celular, estimula a formação de colágeno e reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição prolongada ao sol. O resultado é uma pele mais firme e lisa, com linhas de expressão reduzidas.

Alguns dermatologistas podem recomendar, também, o uso do retinol como tratamento para a acne. Em pequenas quantidades, o produto pode ajudar a desobstruir os poros. Assim, quando usado de forma adequada, ele também auxilia na eliminação de cravos e espinhas indesejados, evitando incômodo ou dor.

Cuidados indispensáveis com o retinol

Antes de investir em um creme com retinol, a orientação primordial é buscar a opinião do seu dermatologista. Alguns cosméticos, com concentração mais baixa do ingrediente, já são disponibilizados no mercado. Mas, dependendo do caso, é necessário ter prescrição médica para iniciar o tratamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) limita a 0,3% a concentração de retinol em cremes disponibilizados em farmácias. Já cosméticos com maior quantidade do ativo, só podem ser adquiridos com receita médica.

A orientação de um especialista é essencial, especialmente, para assegurar o uso correto dos cosméticos. Como nem todos os produtos feitos com a molécula possuem composição igual, é importante tomar cuidado com os efeitos das diferentes dosagens em cada tipo de pele. Geralmente, o tratamento é iniciado com uma dosagem leve.

Outro ponto importante refere-se às contraindicações e aos efeitos colaterais. Mesmo em baixa dosagem, a substância é proibida para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Os especialistas da Mayo Clinic advertem, ainda, que algumas propriedades da vitamina A, em alta dosagem, podem causar níveis de toxicidade prejudiciais na pele.

Os pesquisadores constataram que, quando aplicadas em grandes quantidades, as moléculas de vitamina A podem trazer danos ao fígado e aos olhos, além de cansaço e vômitos. Por isso, não hesite em buscar orientação médica antes de iniciar um tratamento com essa substância.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!