Clínica Geral

Fique atento para a cor da urina e o que ela pode indicar

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Quando bebemos bastante água, vamos ao banheiro com mais frequência e observamos uma urina com cor mais clara. Se estamos tomando alguns tipos específicos de medicamento e não nos hidratamos, ela aparece mais amarelada ou em outras cores. A cor é um importante indicativo da nossa saúde orgânica, sendo sinal para inúmeras patologias ou problemas.

 

Os produtos de nossas necessidades fisiológicas são fundamentais para o diagnóstico de doenças. As diferentes tonalidades do xixi e a composição das fezes possibilitam encontrar partículas que descartam ou incluem probabilidades de infecções ou danos sérios ao organismo.

urina

Quantidade de água ingerida no dia a dia influencia na cor observada ao urinar. Foto: iStock, Getty Images

 

Do claro ao escuro: o que significa a cor da urina?

Um estudo da Cleveland Clinic, centro médico de estudos acadêmicos em Ohio, nos Estados Unidos, estabeleceu um guia para auxílio em diagnósticos. No levantamento, eles observam a cor da urina e dão pistas sobre o que pode estar acontecendo com seu corpo de acordo com a tonalidade dela.

 

Lembre-se de procurar sempre um médico para o diagnóstico preciso e tratamento adequado.

 

1. Incolor ou transparente

 

Você bebe água suficiente e, talvez, até demais. De acordo com um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, o ideal é beber oito copos de água por dia. Ao acompanharem mais de 2400 pessoas acima de 50 anos, os investigadores descobriram que aqueles que bebiam cerca de três litros diários de água, tinham menores riscos de doença renal crônica.

 

2. Amarelo claro (cor de palha)

Esse é o xixi saudável, de quem se hidrata corretamente.

 

3. Transparente amarelada

 

Apesar de ser mais escura, ainda é considerada normal e saudável.

 

4. Amarela escura

 

Está na faixa de normalidade, mas indica falta de água no corpo. Requer um pouco mais de hidratação.

 

5. Âmbar

 

Indício de que o corpo não está bem hidratado. Beba mais água.

 

6. Cor de cerveja

Quando o amarelo da urina está se aproximando do marrom, você deve ficar alerta. Essa tonalidade é indício de problemas no fígado ou desidratação grave. Beba água, mas procure o médico se a cor continuar aparecendo.

 

7. Rosa ou vermelha

 

Pode ser resultado da ingestão de beterraba ou frutas vermelhas. Porém, se não for por isso, pode ser sangue. Doenças renais, tumores, infecções urinárias e na próstata dão sinais através da urina. Consulte o médico para um diagnóstico preciso.

 

8. Laranja

 

Indica falta de água no organismo, problema no fígado, falhas no ducto biliar ou ingestão de corantes alimentícios.

 

9. Verde ou azul

 

Está ligado a uma doença genética rara ou infecção bacteriana. Outros casos podem ser corantes, medicamentos ou alimentos que causam essa tonalidade. Busque um médico para diagnosticar.

 

Doenças alteram cor da urina

O exame de urina é muito comum para detectar casos de diabetes, disfunções renais e infecções do trato urinário. Com o xixi, pode ser percebido se existem proteínas em sua composição, o que seria um sinal de disfunção nos rins. Se chegar a um estágio avançado, pode ser necessário até mesmo um transplante.

 

Glicose no xixi costuma indicar um quadro de diabetes. Nas crianças, problemas metabólicos, como a tirosinemia, são percebidos por substâncias excretadas. A partir dessa análise urinária, o médico solicita outros exames para estabelecer o diagnóstico completo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!