Exercícios > Fitness

Qual é o melhor agachamento para o bumbum? Nós te contamos

Por Redação Fortíssima 10/05/2016

As mulheres que adoram malhar sabem que delinear a área dos glúteos é uma das tarefas mais difíceis dentro do treino. Afinal, exige tempo, dedicação e cuidados com a dieta – além de acertar no exercício. Mas você sabe qual é o melhor agachamento para o bumbum?

Segundo o professor Leonardo Lima, educador físico da Smart Fit, com dedicação e um bom treino, qualquer mulher pode conquistar um bumbum bem durinho. Para isso, vale apostar em diferentes tipos de agachamento. “O mais importante é trabalhar a musculatura da parte de trás das coxas e da lombar”, afirma.

Qual é o melhor agachamento para o bumbum?

O agachamento para delinear os glúteos pode ser executado de várias formas. Nenhuma delas é mais ou menos potente, tudo depende do seu nível de condicionamento físico. Por isso, é importante contar com o auxílio de um educador que oriente sobre a forma correta de fazer os movimentos. A atividade trabalha os músculos do quadríceps e glúteos.

“Ele exercita, em média, 90% da musculatura glútea e é um exercício completo para o bumbum e as pernas”, sinaliza Lima. Se você não sabe por onde começar, confira os principais tipos de agachamento disponíveis.

  1. Agachamento livre

Básico, simples e fácil de fazer em qualquer lugar. Em pé, basta fazer o movimento de agachamento, mas sem ultrapassar o ângulo de 90 graus dos joelhos. “Esse agachamento também trabalha força e equilíbrio”, comenta o educador físico.

  1. Agachamento com arremesso de kettlebell

Para este exercício é necessário contar com auxílio do kettlebell – acessório fitness disponível em diferentes cargas – com peso entre um e 30 quilos. Execute o movimento de agachamento e, na fase concêntrica (subida), faça um arremesso do item para cima com bastante força, mas sem soltá-lo no ar.

  1. Agachamento com peso livre

Nesta versão do agachamento é colocada uma carga sobre as costas, para potencializar o exercício. Quem define o peso que você estará apta a aguentar é o educador físico, por isso é importante contar com o auxílio dele durante a execução.

Qual é o melhor agachamento para o bumbum?

Agachamento trabalha a parte de trás das coxas. Foto: iStock, Getty Images

Conheça outros exercícios para malhar glúteos

Se você não é fã de agachamentos, não precisa se desesperar: há outros exercícios para fazer na academia que auxiliam na definição do bumbum. Lima menciona alguns deles.

Leg press 45

Mantendo os pés afastados na largura dos quadris e apoiados na parte de baixo da plataforma, é possível trabalhar o quadríceps. Para enfatizar a parte interna, é preciso manter os pés abertos. Com os pés mais fechados, é enfatizado o quadríceps externo.

Passada afundo 

Com halteres em mãos, um de cada lado e paralelos ao corpo, execute o movimento de avanço: foque em uma determinada direção, dê uma passada bem larga afundando o tronco em seu ponto máximo, quase tocando o outro joelho no chão.

Quatro apoios

Para executar este movimento, apoie os joelhos e cotovelos alinhados com os ombros e quadris em um colchonete. “Em seguida, levante uma das pernas, sem esticá-la, simulando o movimento de subida e descida, como se estivesse empurrando o pé para o alto”, conclui o professor da Smart Fit.

E aí, descobriu qual é o melhor agachamento para o bumbum? Depois nos conte o que achou dos resultados.