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Fitness sem sair de casa: aposte nos exercícios com cadeira

Por Redação Fortíssima 15/09/2016

É fato que os centros esportivos oferecem equipamentos cada vez mais tecnológicos para delinear a silhueta. Mas para quem não tem tempo de frequentar a academia, vale lembrar que o essencial para ficar em forma é mexer o corpo – e isso você pode fazer até sem sair de casa. Um bom truque é apostar nos exercícios com cadeira: rápidos, eficazes e práticos.

Para usufruir dos benefícios da atividade física em casa, você não precisa de nada além de 10 minutos do seu tempo e uma cadeira qualquer – que permite uma ampla variedade de execução de séries para braços, pernas, bumbum e até abdômen. Na sequência, você confere todas as orientações sobre como realizar os movimentos.

Exercícios com cadeira

Cadeira é aliada da boa forma. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda 3 exercícios com cadeira

Na hora de malhar em casa, é importante ter atenção extra para fazer os exercícios de forma correta, garantindo bons resultados. Lembre-se também de variar nas séries e trabalhar diferentes grupos musculares, para que seu corpo fique bem delineado em todos os pontos que merecem atenção. Com isso em mente, é hora de praticar.

  1. Abdominal

Inicialmente, deixe um pano ou colchonete no chão. Deite-se sobre ele e coloque as pernas dobradas em cima da cadeira, formando um ângulo de 90 graus. Depois, é só levantar e abaixar o tronco, concentrando a força na barriga para trabalhar a região abdominal. Você pode fazer cerca de três séries de 15 repetições.

  1. Agachamento

Para delinear bem a região dos glúteos e da posterior de pernas, posicione-se atrás da cadeira em pé e coloque as mãos sobre o encosto. Dobre os joelhos em um ângulo de 90 graus e erga-se novamente, fazendo o movimento de agachar.

Também é possível realizar variações do exercício, encostando os calcanhares em uma pose de bailarina na hora de agachar, para trabalhar a parte interna da coxa. Faça as séries de acordo com o seu condicionamento, começando com três de 15 repetições, respeitando intervalos de 30 segundos entre uma e outra.

  1. Braços

Na hora de malhar, não esqueça de dar uma atenção aos braços para se livrar do temido tchauzinho. Inicialmente, fique de costas para a cadeira, dobre os joelhos e apoie os braços nela, com as mãos para frente. A posição inicial dos braços deve ser um ângulo de 90 graus. Utilizando sua força, dobre-os e depois retorne.

Outra execução possível é a da flexão. Basta apoiar as mãos na cadeira, deixar as pernas retas e juntas, em prancha, para flexionar os braços de encontro ao acessório, retomando depois à posição inicial. Varie nas séries, buscando sempre fazer um número mínimo de repetições.

Alimentação é importante

Séries de exercícios com cadeira podem contribuir significativamente na manutenção da sua saúde física, mas só isso não basta. Para obter bons resultados, a sugestão é investir em uma alimentação nutritiva, com alimentos ricos em proteína – como ovos e carnes magras – e evitar produtos industrializados, ricos em sal e açúcar.

Também é fundamental beber bastante água. Não espere a sede bater para consumir líquidos. Tome-os antes, durante e, principalmente, após o exercício, para se manter hidratado.

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