Esporte

Kinesio Taping usa bandagem elástica adesiva para tratar lesões

Por Redação Doutíssima 21/07/2015

Praticamente todo atleta já sofreu uma lesão e nem sempre a recuperação foi tranquila. A Kinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagens de elástico para exercer força e pressão nos músculos machucados. Ela é aplicada após a prática de algum exercício físico que tenha provocado lesões musculares simples ou graves, que exigem tratamento.

 

Utilizada principalmente em consultórios de quiropraxia, a Kinesio Taping é uma alternativa não-invasiva, não-cirúrgica e que não faz uso de curativos ou bisturis.

kinesio taping

Bandagem de elástico pode ser usada como complemento para tratar lesões. Foto: iStock, Getty Images

Os machucados e dores, nervosas ou de musculatura, são tratados com uma espécie de fita adesiva que é colada diretamente na pele. Conheça mais sobre o procedimento e veja como ele pode ajudar na recuperação das suas lesões.

 

Saiba quais são os benefícios da Kinesio Taping

Uma pesquisa do Centro Universitário do Pará (CESUPA) descobriu que 55,6% dos atletas sofrem lesões musculoesqueléticas durante os jogos.

 

Na amostra obtida pelos investigadores, foram apontadas as contraturas e contusões como as causas mais recorrentes dos machucados. Além disso, 13,3% precisaram recorrer a métodos cirúrgicos para tratamento. Com a Kinesio Taping é possível evitar esse tipo de procedimento.

 

Desde 1970, a técnica é muito utilizada no Japão, seu país de origem. No Brasil, a aplicação das bandagens na recuperação de lesões é recente.

 

O processo é bastante simples, consistindo na aplicação de fibras elásticas que exercem força de tração na pele. Assim, o corpo trabalha de forma natural para promover a cura, já que os músculos e a articulação permanecem mais estáveis, sem que a área comprometida se mova.

 

Existem inúmeros benefícios na aplicação da Kinesio Taping. Um dos principais é a possibilidade de usar as bandagens em crianças, adultos e idosos, já que a técnica não é invasiva e não provoca efeitos colaterais.

 

Além das lesões ocasionadas pelo esporte e exercícios físicos, o método pode ser usado no tratamento de doenças neurológicas, ortopédicas e outras patologias.

 

O resultado da aplicação das bandagens inclui: correção das funções dos músculos, melhora no sistema sanguíneo e linfático, diminuição da dor, reposição das articulações que sofreram lesões, e alívio nas tensões musculares.

 

Como é feito o tratamento com Kinesio Taping

Além dos quiropraxistas, é comum a aplicação da Kinesio Taping em consultórios de fisioterapeutas. São esses os principais profissionais da saúde que utilizam a técnica, sempre com a finalidade de complementar o tratamento principal. As fitas são colocadas nos pacientes por um período curto, geralmente de duas semanas.

 

Com as bandagens elásticas, é possível manter a melhora obtida com as sessões de fisioterapia. Dessa forma, os resultados positivos que são alcançados não se perdem quando os pacientes realizam os movimentos que estimulam os sentidos e músculos, prevenindo que o quadro piore.

 

Um estudo de 2014 da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e da Universidade de São Paulo (USP) avaliou os resultados do uso das bandagens em tratamentos fisioterápicos.

 

Segundo os dados obtidos pelos pesquisadores, as fitas devem ser usadas apenas como complemento a outros tratamentos, mostrando-se benéficas, mas apenas em um curto prazo, sem maiores evidências científicas que validem o uso contínuo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!