Clínica Geral

Dores musculares: identifique as causas e não ignore os sintomas

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

Muitas pessoas atribuem as dores musculares à tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nesses casos, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade.

 

Dores musculares podem indicar infecções

 

No entanto, dores musculares também podem ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo.

dores-musculares

Sintoma comum a várias doenças, dor muscular deve ser investigada. Foto: iStock, Getty Images

Saiba o que as dores musculares podem revelar

 

Depois das dores musculares devido ao estresse do músculo, a causa mais frequente do problema é a tensão cotidiana, bem como o estresse.

 

No entanto, algumas causas mais graves podem ter como sintoma as dores nos músculos, como a dermatomiosite, que é uma doença crônica caracterizada pela inflamação da pele e dos músculos. As dores também podem ser reflexo de desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio.

 

Além disso, as dores musculares também são um sintoma frequente da fibromialgia, uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

 

Também não é indicado ignorar as dores nos músculos caso você não tenha feito exercícios físicos, pois elas servem como indicativo de doença de Lyme, uma infecção bacteriana transmitida pela picada do carrapato, ou mesmo de malária, que é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.

 

As dores musculares também podem representar um abscesso, que é uma cavidade contendo pus, circundada por um tecido inflamado, formado como resultado de uma infecção localizada.

 

Outras doenças que apresentam dores nos músculos

 

Poliomielite

 

Uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

 

Febre maculosa brasileira

 

Uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas e roedores.

 

Triquinose

 

Uma infecção parasitária causada pela larva Trichinella spiralis, presente na carne de porco mal cozida.

 

Lúpus

 

Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

 

Polimialgia reumática

 

É uma condição inflamatória que costuma afetar pessoas com idade acima de 50 anos do sexo feminino. A prevalência do problema na população mundial é de 0,5 a 0,7% e varia de acordo com a área geográfica analisada por razões ainda não conhecidas.

 

Polimiosite

 

Uma doença crônica pertencente ao grupo de doenças conhecidas como inflamações miopáticas, que se caracteriza por inflamação dolorosa da musculatura.

 

Rabdomiólise

 

É a ruptura das fibras musculares que causa a liberação do seu conteúdo (mioglobina) na corrente sanguínea. A mioglobina é prejudicial para os rins e geralmente causa doenças renais.