Clínica Geral

Saiba como eliminar cristais de ácido úrico na urina

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

Os cristais de ácido úrico na urina aparecem quando os níveis dessa substância estão em excesso no organismo. Ele se acumula nas articulações e pode causar pedras nos rins, artrite e gota, um problema que causa muita dor. Naturalmente produzido pelo organismo, esse tipo de acidez se dissolve no sangue, passa pelos rins e é excretado quando urinamos.

 

A ingestão de carnes e frutos do mar é uma das principais formas de desenvolver cristais de ácido úrico na urina, que também surgem por meio das células mortas que circulam pelo corpo.

cristais de acido urico na urina

Beber a quantidade ideal de água é uma maneira de evitar excesso de ácido úrico na urina. Foto: Shutterstock

Para combater o processo, que costuma ser bastante doloroso, existem medidas naturais, realizadas por meio de cuidados na alimentação. Saiba quais são e como evitar as consequências desse problema.

 

Cristais de ácido úrico na urina e doenças graves

Na quebra de moléculas da purina, o organismo produz o ácido úrico. Quando a substância se desenvolve em excesso, ocorre a hiperuricemia – na qual os rins não conseguem suportar a acidez e os níveis no sangue ficam muito altos. A partir daí, formam-se cristais nas articulações, que podem se acumular, provocando dores e inflamações.

 

Os cristais de ácido úrico na urina são umas das causas de pedras nos rins e gota, além de aumentarem a pressão sanguínea e o risco de doenças cardiovasculares.

Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, 10% dos casos de cálculo renal ocorrem em função do ácido úrico. Além disso, 95% dos pacientes que já apresentaram o quadro podem voltar a manifestar novamente em um período de 10 anos.

 

Monitorar o nível de ácido úrico na urina é fundamental para detectar a evolução do problema. A cristalização indica que a pessoa está sob risco de danos mais sérios ao organismo. Consultar o urologista assim que for detectado é fundamental para garantir sucesso no tratamento. No entanto, alguns cuidados podem prevenir casos de cálculo renal e suas consequências.

 

cristais de ácido úrico na urina 

Como evitar cristais de ácido úrico na urina

A principal forma de combater o surgimento de cristais de ácido úrico na urina é bebendo água. O ideal é que sejam ingeridos de dois a três litros de água todos os dias. Quando o corpo está hidratado, os rins conseguem processar e eliminar o ácido em excesso.

 

Alimentos como carne de fígado, peixes, mariscos, camarões, cogumelos, couve-flor, feijão, ervilha, lentilha, banana, abacate e abacaxi devem ser consumidos com moderação. Eles aumentam as taxas de purina no organismo e podem formar cristais em quem já é predisposto ao problema.

 

A vitamina C, presente na tangerina e na laranja, é outro aliado no combate aos cristais de ácido úrico na urina, facilitando a eliminação deles. Na categoria das frutas, a cereja é o principal alimento para evitar a cristalização, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e reduz as dores provocadas pela inflamação.

 

Na lista do que deve ser cortado ou reduzido significativamente da dieta estão o álcool, principalmente a cerveja, o açúcar de refrigerantes e sucos artificiais, e as gorduras saturadas.

 

Pratique exercícios físicos para regular os níveis de insulina no sangue e diminuir as quantidades de ácido úrico na corrente sanguínea.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!